Rondônia

Embrapa Rondônia abre inscrições para avaliação de clones de café

Clones registrados no Ministério da Agricultura são certificados quanto a suas qualidades agronômicas e produtivas.
Publicado 18/05/2021

Rondônia cria uma enorme janela de oportunidade para cafeicultores e viveiristas de café que queiram registrar clones da cultura e obter o certificado de propriedade intelectual de suas descobertas ou criações no desenvolvimento de plantas de café.

Produtores de café e viveiristas de Rondônia podem se inscrever no projeto Rede Estadual para Avaliação de Clones de Café, para obter certificação e registro de clones de café da Espécie Canephora, variedades Robusta e conillon, no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). As inscrições ficarão abertas ate o dia 4 de junho de 2021.

O projeto faz parte das diretrizes do Estado para revitalização das lavouras cafeeiras de Rondônia, e conta com a participação da Pesquisa através da Embrapa e com ações de desenvolvimento patrocinadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater-RO), e participação de outras instituições do setor primário.

A meta do projeto é avaliar 64 clones de café já utilizados pelos produtores de Rondônia, considerados os melhores matérias genéticos disponíveis nas regiões produtoras de café no Estado. Todo o potencial genético dos clones será avaliado por quatro safras e ao final do processo será elaborada uma ficha técnica para cada clone, com as informações agronômicas e qualitativas do potencial genético. Essas informações serão disponibilizadas para o produtor que selecionou e desenvolveu o clone, que poderá registrar e obter a certificação de propriedade daquele material genético.

Nessa primeira etapa estão sendo levantados os clones disponíveis, que foram selecionados pelos agricultores, e suas lavouras, através da observação do desempenho produtivo, e qualidades desejáveis das plantas, para participarem do estudo científico. No caso das inscrições superarem o numero de 64 clones, haverá uma seleção baseada em critérios de: Produtividade, resultados coletados do clone nos últimos anos; Área plantada, área total e numero de lavouras plantadas com o clone no estado; Qualidade, classificação do clone no Concafé; Novidade, característica do clone que o destaca quando comparado com outros do mercado.

Também serão inscritas propriedades que aturarão como parceiras do projeto, estas receberão unidades experimentais conduzidas pelo produtor parceiro e pela Embrapa Rondônia, e acompanhamento da Emater-RO. As propriedades parceiras receberão as unidades experimentais, e ficam impedidas de terem clones inscritos na avaliação, em compensação terão acompanhamento técnico constante, e receberão insumos para a condução da parcela, com o clone em avaliação. A produção dos clones avaliados será medida e retirada às amostras necessárias à pesquisa, todo o restante da produção fica com o produtor parceiro proprietário da área.

As inscrições de clones podem ser feitas pelo endereço : forms.gle/vuyx8TnMvZEcK9v1A
e para as propriedades está disponível em forms.gle/hYv4wVYaiNfVHUxB8 e o prazo é até o dia 4 de junho de 2021.

Extensão Rural Café Agricultura Pecuária Rondônia