Rondônia

Pescador é flagrado com mais de 30 kg de peixes ilegais; em RO

Peixes foram capturados no rio Guaporé, em Pimenteiras
Publicado 17/05/2021
Atualizado 18/06/2021

No final da tarde de domingo, 16, um pescador foi flagrado pela Polícia Militar Ambiental de Vilhena com mais de 30 KG de pescado, extraídos do rio Guaporé, em Pimenteiras, de forma ilegal.

Segundo o registro do caso, uma guarnição realizava patrulhamento pela região central de Vilhena, quando avistou um veículo Fiat Uno rebocando um barco.

Em abordagem ao veículo, os militares encontraram dentro da embarcação 06 varas de pesca, sendo 04 delas com molinetes e 02 com carretilhas, duas caixas contendo anzóis e chumbadas.

Ao ser questionado sobre a presença de peixes no veículo, o motorista afirmou que havia, pois retornava da cidade de Pimenteiras do Oeste, onde tinha pescado no rio Guaporé.

Dentro do carro foram localizados 97 peixes das espécies Surubim Cachara, Piau, Matrinchã, Apapá, Corvina, Cachorra e Bagre Mandi, que totalizou 34.650 KG, o que segundo o artigo 4 da lei 2508/2011, (Lei do Guaporé), é proibido. A legislação prevê apenas 1 exemplar por pescador devidamente licenciado, o que também não era o caso do motorista do carro.

Outra infração encontrada pelos policiais foi um Surubim Cacahara medindo 72 cm , que como reza a portaria  08/96 do Ibama, estava em tamanho irregular para consumo, sendo o motorista autuado por pesca predatória e apresentado na Delegacia da Polícia Civil para serem tomadas as devidas providências. Todo o pescado foi doado para o Lar dos Idosos.

Pesca Ilegal Polícia Militar Rio Guaporé Vilhena Peixes