Rondônia

Ministério Público de Rondônia reforça infraestrutura tecnológica com aquisição de novos equipamento

Por MP/RO
Publicado 14/05/2021

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), finalizou mais uma etapa do processo de modernização tecnológica iniciada no ano de 2019. Nessa etapa, foram substituídos todos os switches (equipamentos que realizam a interligação dos microcomputadores) da rede do edifício-sede Os equipamentos substituídos tinham mais de 10 anos, e já estavam apresentando problemas em razão do tempo de uso, uma vez que esses equipamentos ficam ligados 24 horas nos 7 dias da semana.

A nova solução implantada contemplou os equipamentos que ficam localizados nos andares e dois switches de núcleo, que são responsáveis pela interligação da rede de todas as unidades do MP/RO no Estado. Com a instalação dos equipamentos, foi configurado um sistema de gerenciamento integrado, que facilitará e agilizará o gerenciamento da estrutura de rede. Essa nova solução também elevará o nível de segurança da rede do MP, permitindo um maior controle dos pontos de conectividade e das máquinas que integrarão a rede de computadores do MP/RO. 

Novos Equipamentos para Data Center

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) recebeu na segunda-feira (12/5) novos equipamentos para o Data Center. Trata-se de uma infraestrutura de servidores Hiperconvergente, que será utilizado para aumentar a capacidade de processamento e armazenamento de dados dos sistemas do MP/RO. 
A infraestrutura hiperconvergente é o que existe de mais moderno atualmente para processamento e armazenamento de dados, com uma baixa complexidade de gerenciamento, aumento da proteção de dados e agilidade na alocação de recursos. 

Investimentos realizados

Em 2020, o Ministério Público investiu em novos equipamentos de proteção de rede (firewall), que possibilitaram a elevação do nível de segurança de rede do MP. Esses equipamentos são responsáveis pelo controle e filtragem de acesso da rede do MP com outras redes de órgãos parceiros e a Internet. Outro investimento importante foi a contratação de nova solução de backup (cópia de segurança) de dados, que proporcionou o aumento da proteção dos arquivos institucionais e agilidade na restauração de arquivos a serem recuperados.

Modernização Tecnológica Equipamentos Rondônia Ministério Público