Rondônia

Ministério Público apresenta sistema de dados integrados para o Comando da PMRO

Publicado 13/05/2021

Com a presença do Excelentíssimo Comandante-Geral da PMRO, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, do Subcomandante-Geral da PMRO, coronel Plínio Sérgio Cavalcanti, do Coordenador de Planejamento Operacional, coronel Fábio Alexandre, do Coordenador de Pessoal, coronel Áureo e demais oficiais superiores, o Promotor de Justiça do MPRO, Shalimar Christian Priester apresentou o sistema e a maneira como utilizá-lo.

"O sistema de Relatório Operacional é uma ferramenta muito importante para a atividade policial, trazendo o cadastro das partes envolvidas na ocorrência policial, bem como apreensões realizadas" disse o Promotor de Justiça. Para ele, com a inserção de dados no sistema pela tropa, num prazo de 3 meses, a Corporação conseguirá mapear todas as áreas das Unidades Operacionais da Corporação inclusive com as circunstâncias dos crimes ocorridos, a existência de bocas de fumo e até facções criminosas nas áreas de circunscrição de cada Batalhão.

O Relatório Operacional viabiliza a opção de cadastro de vários elementos contidos na ocorrência policial, desde veículos, endereços, alcunhas, vínculos, bem como a maneira de como o crime acontece.
O software também possui um sistema de busca integrado, que é coligado com diversas bases de dados. As informações disponíveis no sistema são integrados, conforme o registro e cadastro no Relatório Operacional.

A base do sistema será para uso institucional da PMRO, que já está integrado por meio do Sistema Integrado de Análise Criminal (Siac). O desenvolvimento foi realizado na plataforma Power BI, fruto de uma Cooperação Técnica gerenciada pelo MPRO com o apoio dos órgãos de segurança pública do Governo de Rondônia. Os integrantes do desenvolvimento do sistema Power BI participaram de vários cursos, bem como monitoria no âmbito do MPRO para apoiarem a Corporação.

O sistema viabilizará um resultado de pesquisa bem específico, com manchas criminais de bairros, inclusive de ruas com maiores taxas de criminalidade, o horário que ocorre os atos ilícitos e outros circunstâncias criminais: "são 52 Municípios do Estado e 84 localidades mapeadas" disse o Dr. Shalimar.

O Comando da Polícia Militar de Rondônia enaltece a parceria firmada com o MPRO, destacando a importante contribuição, fruto de um trabalho integrado: "A Polícia Militar tem ganhado muito com essas parcerias públicas, destacando a realizada com o Ministério Público de Rondônia. Nessa oportunidade, o Comando da PMRO agradece as contribuições para a segurança pública do Estado, fazendo votos que esta parceria de sucesso continue" disse o coronel Almeida.

Planejamento Operacional Cooperação Ministério Público Relatório Operacional Operacional Alexandre Luís Fábio Alexandre PMRO Sérgio Cavalcanti Plínio Sérgio Christian Priester Relatório