Rondônia

Área de plantio da soja cresce 13,8% em Rondônia e chega a quase 400 mil hectares, aponta Conab

Área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares. 8º levantamento de safra da Conab também indica crescimento de área cultivado para o milho, de 7,5%
Por G1 RO
Publicado 13/05/2021

A área de plantio da soja subiu 13,8% em Rondônia, de acordo com o 8º levantamento da safra 2020/2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira (12).

Segundo a Conab, a área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares. "Essa variação foi justificada pelo aumento dos cultivos da segunda safra de soja", reitera a companhia.

Os números correspondem ao aumento da safra 2020/2021 em comparação com a 2019/2020

A Conab também aponta no boletim que o clima atípico desde o início do ano agrícola foi responsável por diminuir a janela para a segunda safra do milho.

"Como o preço da saca de soja estava, na ocasião, superior ao do milho, o ciclo da soja sendo mais curto ao utilizar cultivares/variedades precoces, o produtor optou por aumentar a área cultivada de soja segunda safra", diz o 8° levantamento.

De acordo com apontamento da Conab, a semeadura da segunda safra da soja foi iniciada no mês de janeiro, quando os primeiros talhões da soja de primeira safra foram colhidos, estendendo-se até a primeira quinzena de março. A concentração da semeadura ocorreu no mês de fevereiro.

O boletim nacional indica que a primeira safra da soja em Rondônia foi totalmente colhida e 50% da segunda safra já está na fase de floração, tendo metade dela já com preenchimento dos grãos.

MILHO

O 8º levantamento de safra da Conab também indica crescimento de área cultivado para o milho, de 7,5%. A área plantada subiu de 186 mil hectares para 200 mil.

Atualmente, a lavoura está 100% plantada. "O nível tecnológico é alto, porque a maioria dos produtores plantam a soja e em seguida o milho", afirma o boletim.

O clima foi favorável para o milho neste ano, pois as chuvas no fim de janeiro e em fevereiro cobriram toda a região produtiva.

Soja Safra Conab Milho Abastecimento Rondônia Levantamento Boletim