Rondônia
Livro fotográfico sobre cultura indígena será lançado em RO
O livro “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” retrata o ritual centenário praticado pelos indígenas de Rondônia.

Publicado 29/04/2021
A A
FOTO: ASSESSORIA

Nesta sexta-feira(30), será lançado através de uma live o livro fotográfico “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” que retrata o ritual centenário praticado por indígenas de Rondônia.

O projeto do livro é coordenado pelo fotógrafo vilhenense Washington Kuipers e tem como objetivo retratar e valorizar a cultura dos indígenas Nambiquaras, que tentam preservar sua cultura através da realização deste ritual, que celebra a passagem de vida das meninas índias para a vida adulta. Para os indígenas, a continuidade desse ritual é a continuidade das tradições do próprio povo. Com danças e comidas, a festa marca a cultura de toda a tribo, pois todos participam da organização do ritual.

Segundo Washington Kuipers, o livro visa preservar a memória material e imaterial regional, valorizando a historiografia e o patrimônio cultural dos indígenas Nambiquaras.

O projeto do Livro Fotográfico “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” foi contemplado no edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, no Eixo I Publicação de Livros e Revistas Culturais – no Item I na linha de apoio de Publicação de Livros Inéditos – Individual com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

Com distribuição gratuita nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas do Cone Sul de Rondônia, o livro pretende incentivar a leitura e permitir que os leitores conheçam os costumes, beleza e a riqueza cultural dos indígenas Nambiquaras, desenvolvendo assim o respeito e compreensão de outras realidades.

LIVE

A live de lançamento do livro será transmitida a partir das 20h nos seguintes endereços: na página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica https://www.facebook.com/Diversidadeamazonica.com1 e no Facebook do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções no seguinte endereço: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes    e no canal do Serpentário Produções no seguinte endereço https://www.youtube.com/user/TheSerpentarioproduc/featured  .

“Na live de lançamento vamos falar sobre como foi o processo de produção do livro que é o resultado de um trabalho de pesquisa fotográfica de cinco anos. Estamos preparando tudo com muita dedicação e carinho e espero que a população assista a live  e conheça mais sobre a cultura dos indígenas Nambiquaras que tanto contribuíram com a riqueza cultural do nosso belo Estado de Rondônia”, convidou  Washington Kuipers.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Indígenas Nambiquaras   Washington Kuipers   Nambiquaras   Livro Fotográfico   Livro   Indígenas   Rondônia   ritual   Ritual Centenário  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.