Rondônia

Estudante de Rondônia vence 1° Concurso Nacional “Sua Arte no Livro Didático”

A estudante Camila dos Santos Masson vencedora da Região Norte no 1° Concurso Sua Arte no Livro Didático
Publicado 23/04/2021

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), forneceu o incetivo para que as escolas estaduais pudessem participar no ano de 2020 do “1º Concurso Sua Arte no Livro Didático”, realizado e organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que consistia na eleição, divulgação e premiação de artes da Bandeira Nacional desenhadas por estudantes do ensino médio das escolas públicas de educação básica, para integrarem a quarta capa de livros didáticos que compõem o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL) destinado a atender ao ensino médio em 2021, o resultado do concurso foi divulgado neste ano.

A estudante Camila dos Santos Masson,  que cursou o 3º ano do ensino médio em 2020 na Escola Estadual Monteiro Lobato no município de São Felipe D’oeste, com jurisdição da Coordenadoria Regional de Educação de Pimenta Bueno (CRE), que atualmente cursa o ensino superior foi a ganhadora do “1° Concurso Sua Arte no Livro Didático”, realizado e organizado pelo FNDE, concorrendo com alunos de todo Brasil, sendo a vencedora da Região Norte.

A estudante conta que sua inspiração para a realização do desenho foi transmitir a representatividade da região Norte com a ilustração de uma indígena cobrindo seu corpo com a bandeira nacional brasileira. “Minha inspiração veio dos povos indígenas, os “primeiros brasileiros”, um povo que sofreu com escravidão, e desvalorização de sua cultural, e também a força feminina”.

Camila relembrou o incentivo da Escola em desenvolver atividades artísticas, contando que desde quando passou ser aluna da unidade, toda a equipe pedagógica estimulava a participação destes e outros concursos, como o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera).  A Diretora da Escola Gleice Vânia Cusinato ressaltou a importância da cultura na educação. “Ficamos muito orgulhosos de termos uma aluna que venceu um concurso em nível nacional e gostaria de destacar que cultura e educação andam de mãos dadas”.

“Muitas vezes, apenas atividades desenvolvidas em sala de aula não são capazes de despertar o “interior artístico” em seus alunos. É fundamental a existência e concursos como esse para incentivar os alunos a se dedicarem a sua arte, tendo a certeza que ela tem valor”, disse a estudante.

Atualmente, Camila está cursando o ensino superior, no curso de Artes Visuais, e destacou que sempre gostou de desenhar, mas o incentivo da equipe escolar e a participação no concurso foi uma influência pela opção do curso. “Aprendi de maneira pessoal a não duvidar da minha capacidade, e não ter pressa em terminar uma arte, pois a cada momento surge uma nova ideia, uma nova inspiração. Além é claro de ver que não é preciso ser um renomado artista para ter reconhecimento”.

PREMIAÇÃO Livro Didático Material Didático Ensino Médio Fundo Nacional Bandeira Nacional Região Norte