Polícia
PF realiza operação contra grupo responsável por atentados contra policiais penais em RO

Por Assessoria DEPEN
Publicado 22/04/2021
A A
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Na manhã desta quinta-feira (22), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) participou de Operação Onix deflagrada pela Polícia Federal (PF), que desmantelou uma organização criminosa responsável pelo atentado contra a vida de servidores públicos federais, lotados em Porto Velho (RO). A Operação é uma resposta das Forças de Segurança contra os ataques planejados por facções criminosas. O Depen repudia ameaças e ações criminosas contra o Estado e seus servidores e seguirá atuando de forma coordenada com as demais Forças para prevenir e reprimir o crime organizado.

Com o apoio do Depen, a PF conduziu as investigações, iniciadas em junho de 2020, após um atentado frustrado contra a vida de um indivíduo que se passava por Policial Penal Federal, na cidade de Porto Velho. Os mandantes atuavam numa facção criminosa estruturada no estado de São Paulo e que tem líderes reclusos em penitenciárias federais. Três dos responsáveis pelo ataque já foram presos e apresentados à PF. A justiça já decretou a prisão preventiva de 7 pessoas em Rondônia e no Paraná, e deferiu o pedido de busca em 2 imóveis.

Após serem ouvidos na sede da PF, os presos deverão ser transferidos para penitenciária federal e responderão pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado (art. 121, §2º, inciso IV, combinado com art. 14, inciso II, do Código Penal) e organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013), com penas que ultrapassam 18 anos de reclusão.

O Depen é responsável pela gestão das cinco penitenciárias federais, localizadas em Porto Velho (RO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Cantaduvas (PR), e realiza todo trabalho de inteligência penitenciária no Sistema Penitenciário Federal (SPF). Além disso, apoia a inteligência penitenciária de todo sistema prisional brasileiro.

Fonte: Serviço de Comunicação Social do Depen

Operação Onix   Porto Velho   Polícia Federal   Penitenciário Nacional   Departamento Penitenciário   Depen   Velho   Operação  

Mais em Polícia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.