Rondônia
Governo de Rondônia vai investir mais R$ 150 mil em programa de pesquisa do SUS
Programa visa o apoio financeiro ao desenvolvimento de pesquisas

Por Jaqueline Malta e Rômulo Azevedo
Publicado 20/04/2021
A A
Foto: Daiane Mendonça/SECOM

O Governo de Rondônia conseguiu aprovação junto à Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) para abertura de Crédito Adicional Suplementar de R$ 150 mil em favor da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). O recurso vai incrementar o orçamento da fundação e fomentar o Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS): gestão compartilhada em saúde, o PPSUS, que está em sua 7ª Edição.

Em mensagem enviada à Casa de Leis, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, escreveu que o “programa visa o apoio financeiro ao desenvolvimento de pesquisas com intuito de contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira ao aprimoramento do SUS, bem como promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais e a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado de Rondônia”, afirmou.

De acordo com o diretor científico da FAPERO, Andreimar Martins Soares, o programa vai colaborar com o Estado  no desenvolvimento de projetos de pesquisas que busquem promover a melhoria da qualidade da atenção à saúde em Rondônia, contribuindo para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) no contexto do SUS loco-regional da Amazônia Ocidental. “O sistema de CT&IS na região encontra-se subdimensionado e as estratégias que podem mudar essa realidade requerem investimentos, fixação e capacitação de Recursos Humanos (RH)”, observou o diretor.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Investimento   Assembleia Legislativa   Crédito Adicional   Adicional Suplementar   Ações Científicas   Fundação Rondônia   Conseguiu Aprovação   Saúde   Rondônia  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.