Rondônia

Ação “Detran pela Vida” orienta população sobre alterações no Código de Trânsito; medidas contra a covid-19 são reforçadas

Ação “Detran pela Vida” fiscaliza e orienta condutores de veículos sobre alterações do CTB e reforça cumprimento do Decreto
Publicado 19/04/2021
Atualizado 19/04/2021

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem desenvolvido em todo o Estado a ação “Detran pela Vida”, em cumprimento ao Decreto-25.981, 16 de Abril de 2021 que prevê o funcionamento das atividades todos os dias até às 23h, porém com limitação de 30% para a Fase 1, após esse horário apenas serviços de entrega.

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explica que a flexibilização das atividades no comércio, como prevê o novo Decreto não significa que a pandemia da covid-19 acabou, “O Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia continua e o Detran Rondônia trabalha para evitar a proliferação do vírus, com ações do “Detran pela Vida”.

O diretor-técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Welton Roney Nunes Ribeiro, comenta que durante as ações do Detran nas cidades do Estado, no sentido de orientar as pessoas sobre as determinações do Decreto, lembrando os cuidados como usar máscaras, higienizar as mãos e manter o distanciamento, os agentes de trânsito  aproveitam para explicar aos usuários as alterações que ocorreram no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que entrou em vigor em todo o país no dia 12 deste mês.

Um exemplo é quanto a idade mínima para o transporte de crianças em motocicletas. Antes das alterações do CTB, era de sete anos ou sem condições de cuidar da própria segurança. Após a alteração, está proibido o transporte de crianças menores de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.

Durante a ação do “Detran pela Vida” no último sábado (17) na Avenida Carlos Gomes, o procurador do Estado, Roger Nascimento disse que minutos antes de ser abordado pelos agentes de trânsito na ação, uma pessoa quase causou um acidente de trânsito. “O motorista fez uma conversão à esquerda de forma brusca e quase bateu em meu carro”. disse o procurar que ainda pediu o retorno da operação “Lei Seca” que evita acidentes e preserva vidas.

O empresário Marcelo Júnior, elogiou o Detran Rondônia pelo trabalho de orientação aos condutores de veículos e o Governo de Rondônia que flexibilizou o Decreto onde a classe empresarial poderá trabalhar para garantir o desenvolvimento da economia.

Joe Araújo dos Santos chefiou uma das equipes que atuou no final de semana em Porto Velho, disse que o trabalho de orientação que o Detran vem fazendo nos finais de semana no Estado, tem contribuído de forma significativa na conscientização das pessoas, seja para manter o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia ou para orientar o cidadão a ter conhecimento sobre o que mudou na legislação de trânsito com as alterações do CTB.

Orientação Detran Rondônia Trânsito Distanciamento Social