Rondônia

Estado de Rondônia recebe autorização do Ministério da Saúde para mais 22 leitos de UTI

Publicado 16/04/2021
Foto: Rolim Notícias

Nessa quarta-feira, 14 de abril, o Ministério da Saúde autorizou mais 22 leitos de UTI adultos para o Estado de Rondônia, e que será usados  para atendimento exclusivo à pacientes graves com Covid-19. Essa autorização é em caráter excepcional e temporário,  visa reforçar a estrutura hospitalar, e faz parte do apoio que o Ministério da Saúde vem prestando aos Estados e Municípios.

  Os Estados têm autonomia para abrir e disponibilizar quantos leitos forem  necessários com seus próprios recursos, mas apesar disso, o Ministério da Saúde, devido o cenário emergencial, está enviando recursos financeiros e auxílio técnico para melhorar o enfrentamento da doença.

  Quem garante a estrutura necessária para o funcionamento das UTIs é a Secretaria Estadual de Saúde, que solicita a autorização junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para o custeio desses leitos. Os aspectos que são observados nessa solicitação é a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura necessária para a manutenção e funcionamento das unidades intensivas e o corpo clínico para atuação na UTI.

  Em Rondônia, esses recursos repassados ao Governo do Estado, serão utilizados para a manutenção de 22 leitos no Hospital do Amor da Amazônia, em Porto Velho, nleitos esses já disponibilizados no local. O Estado de Rondônia já possui hoje, 340 leitos adultos para tratamento de pacientes com Covid-19, desses 235 são em unidades de saúde de Porto Velho.

  Desses leitos, 53 estão no SAMAR,; 50 leitos no Hospital de Campanha da Zona Leste; 49 na Assistência Médica Intensiva; 31 no Hospital de Campanha; 22 no Hospital do Amor; 18 no Cemetron e12 no Hospital de Base. E segundo as últimas atualizações feitas no Estado, todas as vagas estavam ocupadas na capital.

Leitos Governo federal Saúde HOSPITAL Atendimento Exclusivo Rondônia