Rondônia

Pandemia faz pedidos de auxílio-funeral subirem 120%

Em 2019 foram realizados 211 atendimentos de auxílio-funeral, já em 2020 o número saltou para 469 registros
Publicado 15/04/2021

O aumento no número de mortes provocadas pela pandemia da Covid-19 fez crescerem, em Porto Velho, mais de 120% os pedidos de auxílio-funeral, benefício eventual oferecido em situações de morte, de famílias que não podem arcar com os custos do funeral.

De acordo com a prefeitura, em 2019 foram realizados 211 atendimentos de auxílio-funeral. Já em 2020, o número saltou para 469 registros com aumento de casos de vítimas de Covid. Em comparação entre os dois períodos, houve um aumento de 122,27%. Comparando os dois primeiros meses do ano de 2021 em relação ao ano anterior, janeiro somou acréscimo de 40,63% e fevereiro 52,38%.

A assistência funerária é concedida através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) para famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo o secretário da Semasf, Claudi Rocha, o benefício oferecido pela prefeitura inclui o fornecimento da urna funerária, sepultamento e a taxa do cemitério.

CRITÉRIOS

Para ter direito ao benefício, Claudi Rocha explica que, além da situação de extrema vulnerabilidade social, a pessoa deve atender a outros critérios, como ser moradora da capital e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), o instrumento que identifica as famílias de baixa renda para serem inseridas nos programas sociais do Governo Federal, Estado ou Município.

Para requerer o benefício, o interessado pode ligar para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 98473-5966, que atendem durante 24h.

“Uma assistente social é quem faz o atendimento e avalia o enquadramento da família mediante comprovação de renda e as demais condicionalidades estabelecidas. A pessoa que solicita o serviço deve apresentar todos os documentos do falecido”, explica Claudi Rocha.

Além de funcionar durante 24h, o Creas mantém equipes de sobreaviso para atendimento humanitário a todas as demandas.