Rondônia

Senador Acir Gurgacz diz que laticínios não estão cumprindo a lei

Publicado 13/04/2021
Foto: Reprodução/Vídeo -Facebook

Com os problemas que estão surgindo com referência ao preço do leite praticado em Rondônia, e que vem sendo motivos de protestos por parte dos produtores, o Senador Acir Gurgaczs fez uma Live, e nela diz que a Lei não está sendo obedecida em Rondônia.

  Para ao Senador esse problema do preço do leite acontece todos os anos, e cita que em 2012 quando a crise do leite era muito maior, foi criada uma Lei no Senado Federal, de nº 12.699/2012, em que obrigava as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informar ao produtor de leite, o preço pago pelo litro até o dia 25 do mês anterior ao da entrega. No parágrafo único diz ainda que a não informação, penalizará a empresa de beneficiamento e comércio de laticínio a pagar o maior preço praticado no mercado.

  Com isso acredita o Senador, que tem de haver uma negociação entre compradores e produtores, não pode ser uma decisão unilateral, em que apenas o comprador decide. Devem participar dessa reunião, a indústria, as Secretarias de Agricultura e os produtores, e através dessa negociação possa se resolver o preço do leite.

  A obrigação de intermediar e fazer essa negociação são da Secretaria de Agricultura do Estado. O Senador diz que tem essa preocupação no Brasil todo, mas especialmente no Estado de Rondônia. Precisa se ter um preço justo, seja na indústria, no mercado e em especial para o agricultor que é o maior prejudicado nessa cadeia toda.

 

 

LEITE Preço Senado Federal Acir Gurgaczs