Rondônia

Evento online busca fortalecer colaboração para implementação da Busca Ativa Escolar

Por MP/RO
Publicado 13/04/2021
Atualizado 13/04/2021

O Governo do Estado realizará no dia 15 de abril, às 10h, o 1° Encontro de fortalecimento do regime de colaboração entre as redes estadual e municipais rondonienses para a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar. O evento será realizado em formato online, com transmissão no Canal da Mediação Tecnológica.

O encontro tem como objetivo contribuir com os municípios rondonienses na construção das etapas seguintes à readesão formal da Busca Ativa Escolar, as quais consistem, neste momento, na iniciativa da criação do Comitê Municipal Gestor e na elaboração do Plano de Ação.

O público-alvo são prefeitos; secretários municipais de educação, de saúde e de assistência social; técnicos designados para compor as equipes que executarão a estratégia (gestores políticos, coordenadores operacionais, supervisores institucionais, técnicos verificadores e agentes comunitários); coordenadores regionais de educação (CREs); membros e técnicos do Ministério Público de Rondônia (MPRO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO).

MP e TCE – Desde o ano passado, o Ministério Público de Rondônia e o Tribunal de Contas vêm promovendo o incentivo à adesão do Estado e municípios à estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica e, assim, permite o planejamento cuidadoso do retorno de crianças e adolescentes à escola, por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência do estudante por um ano após seu retorno.

Busca Ativa Redes Estadual Estrategia Ministério Público