Rondônia
Cheia do rio Madeira deve permanecer na média histórica em 2021
Nos próximos 3 a 4 dias, o rio Madeira pode apresentar uma pequena subida até estabilizar e começar a baixar

Por Assessoria
Publicado 09/04/2021
A A
Foto: Divulgação

O rio Madeira deve permanecer estável e iniciar período de descenso no Acre durante os próximos 15 dias. O prognóstico é do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), apresentado pelo pesquisador Marcus Suassuna durante a terceira Sala de Crise da Cheia do Rio Madeira, convocada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na tarde desta quarta-feira (7). A reunião, que foi transmitida pelo Youtube, está disponível neste link .

Em março, os níveis da bacia estiveram na faixa de alerta em Porto Velho e Guajará-Mirim, com chuvas acima da climatologia em toda a bacia do Madeira. As informações são detalhadas nos boletins de monitoramento da bacia do rio Madeira , emitidos pelo SGB/CPRM.

Como na Bolívia os rios Beni e Madre Dios estão em descenso, é provável que o mesmo ocorra com o Madeira nos próximos dias em Porto Velho. Segundo Marcus Suassuna, é improvável que a situação represente algum risco. O pesquisador ressaltou que a vazão deve manter-se estável, podendo oscilar em torno da cota de 15,96 m ao longo das próximas duas semanas, devendo entrar em recessão ao longo desse período.

O rio Madeira tem acompanhado, em 2021, a tendência geral da série histórica. "Ainda que o mês de abril esteja dentro da estação chuvosa, a chuva já é bem menos abundante do que nos meses anteriores", afirma Marcus Suassuna. "Isso faz com que o rio assuma um regime de descenso".

CHUVAS - Março foi um mês muito chuvoso, com anomalias positivas na maior parte da bacia do rio Madeira, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). O período chuvoso, encerrado de forma antecipada em 2021 para boa parte da região centro-oeste e sudeste do país, continua em andamento na região do rio Madeira.

Para os próximos 14 dias, a região deve acumular o volume de 75mm em precipitações, permanecendo na média histórica. A previsão sazonal até junho é de que as vazões se aproximem do comportamento médio da bacia para o período.

Fonte: Assessoria de Comunicação Serviço Geológico

Rio Madeira   Cheia   Agência Nacional   MADEIRA   Porto Velho   Saneamento básico   Serviço Geológico  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.