Rondônia
O dia 29 de março na história

Por Lúcio Albuquerque
Publicado 29/03/2021
A A
Foto: Reprodução/TribunaPopular

BOM DIA 29 DE MARÇO!

RONDÔNIA
1965 – O engenheiro militar João Carlos Mader assume o governo do Território Federal de Rondônia, o 20º desde a criação em 1943. Reestruturou a Guarda Territorial, estimulou a agricultura, instalou escolas e postos de saúde. Um empresário que ofereceu a ele uma caneta “parker” com pena de ouro teve como resposta “O presente é a semente do aliciamento”. E não aceitou. (Tereza Chamma, Cadernos de Guajará Mirim e Montezuma Cruz, http://www.rondonia.ro.gov.br/)

COMEMORA-SE
No ritual cristão a Segunda-feira Santa é o dia que se contempla a caminhada de Jesus rumo ao calvário. Católicos lembram São Eustásio; São Constantino; São Jonas e São Barachiso.

FATOS
1549 – Chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil.

1549 – Tomé de Souza funda a cidade de Salvador.

1807 — O asteroide Vesta é descoberto por Heinrich Olbers.

1882 – Dirigido por Júlio César Ribeiro de Sousa acontece o primeiro voo de um balão dirigível, o Le Victoria, no Brasil, e terceiro voo no mundo, por.

1886 – O químico e farmacêutico norte-americano John Pemberton cria a primeira receita da Coca-Cola.

1907 – Nasce Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha e também por João de Barro, autor da letra do clássico “Carinhoso”.

1934 — Albert Einstein, judeu e físico alemão, perde a cidadania alemã por ordem de Hitler.

2004 – A República da Irlanda torna-se o primeiro país no mundo a proibir o uso do fumo em todos os locais de trabalho, bares e restaurantes.

FOTO DO DIA

Fachada do Jornal O Guaporé, em Porto Velho, que teve duas versões, a primeira, em 1947, como um diário oficial do Território, sendo extinto em seguida. Poucos anos depois, no início da década de 1950, o Guaporé – nome em homenagem ao Território que então tinha essa denominação – ressurge, num projeto político apoiado por partidários do deputado federal Aluízio Ferreira, tendo vida até pouco antes do início do Século XX. Durante mais de 40 anos foi dirigido pelo empresário e jornalista Emanuel Pontes Pinto, um dos criadores da Academia de Letras de Rondônia, autor de livros sobre a história regional. A foto é da fachada do prédio para a Rua José de Alencar – havia outra para a Avenida Presidente Dutra.

Fonte: Tribuna Popular

HISTÓRIA   brasil   Lúcio Albuquerque   MUNDO   O DIA NA HISTÓRTIA   Rondônia  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.