Rondônia

Polícia fecha o cerco contra ladrões de soja e prende 9 pessoas

Segundo a Polícia Civil, esquema contava com contadores e recrutamento de motoristas e ajudantes
Publicado 28/03/2021
Atualizado 29/04/2021

A Polícia Civil, em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) em apoio da Delegacia de Pedra Preta (238 km ao sul da Capital), desarticulou uma associação criminosa envolvida em crimes de roubos de caminhões, receptação e adulteração das cargas roubadas.

A ação resultou na prisão de nove pessoas em flagrante, por promover ou constituir organização criminosa e receptação. Durante o trabalho, também foi recuperada uma carga recém roubada e apreendido um caminhão, duas máquinas pá-carregadeira e os objetos destinados à adulteração do produto. 

As diligências iniciaram após informação repassada pela Polícia Civil de Pedra Preta para equipe da Derf Rondonópolis sobre um caminhão trator Scania com um reboque e um semireboque que foi localizado porém sem a carga dentro.

Diante das várias ocorrências de roubos de cargas que a equipe da Derf vinha apurando, os policiais logo conseguiram identificar um galpão, no distrito industrial onde os supeitos foram encontrados. No local foi recuperada a carga de soja que havia sido roubada na mesma data. 

No momento em que a equipe da Derf chegou ao local, a soja já estava passando pelo processo de transbordo que caracteriza a adulteração, em que o produto se transforma em material de farelo. 

Durante as investigações foi possível levantar a qualificação de todos os envolvidos, inclusive os líderes, assim como identificar a atuação de cada membro do grupo, desde o roubo da carga, transporte, descarregamento, entre outras fases, até a última etapa que era a adulteração.

A associação criminosa possuía um forte esquema montado, contando com contabilidade, transferências e recrutamento de motoristas e ajudantes. Com base nas informações e indícios colhidos, os investigadores da Derf Rondonópolis foram até o barracão e logo que chegaram já visualizaram a referida carga de soja recém roubada.

Os nove membros da associação criminosa foram presos, sendo todos conduzidos até a delegacia onde após interrogados foram autuados em flagrante.

As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis envolvidos no crime.

Furto de Soja Polícia Civil Derf Rondonópolis Delegacia Especializada Cuiabá Soja Furtos