Rondônia

Oficial da PM de RO conclui curso de gerenciamento de crise em SP

Por DCMOS
Publicado 27/03/2021
Atualizado 28/04/2021

O Curso de Especialização Profissional em Gerenciamento de Crises, realizado pela  Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) formou 40 policiais, dentre um Oficial da Polícia Militar de Rondônia (PMRO).  A capacitação ocorreu na sede do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), pertencente ao 4º Batalhão de Polícia de Choque,o qual é nacionalmente conhecido pela expertise na doutrina de Gerenciamento de Crises, e obedeceu os protocolos de controle e prevenção ao coronovírus. 

O oficial da PMRO, major PM  Renato Suffi - atual comandante do 5°Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), representou a Corporação em uma turma composta por  38 oficiais da PMESP e 01 Delegado da Polícia Federal.

O curso aconteceu no período de 08 a 26 de março e tem por objetivo habilitar o oficial  a desempenhar suas funções policiais, em eventos ou situações cruciais, que exijam uma resposta especial do Estado e da Polícia, afim de assegurar uma solução aceitável, utilizando se dos preceitos técnicos e doutrinários internacionais de Gerenciamento de Incidentes de forma segura, precisa e reduzindo assim os riscos para a integridade física individual e coletiva.

O corpo discente participou de aulas teóricas e práticas de disciplinas como Alternativas Táticas, Legislações Aplicadas, Planejamento de Ocorrência de Alto Risco, Doutrinas Internacionais , Doutrinas de Incidentes, Ocorrências coma Artefatos Explosivos, dentre outras. Os docentes são renomados autores e doutrinadores da matéria, além dos Oficiais e Praças especialistas que atuam no Batalhão de Operações Especiais, trazendo consigo uma bagagem técnico profissional.

O comandante-geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida parabenizou os concludentes em especial o major PM Suffi que bem representou o Estado de Rondônia. " A Polícia Militar tem por seu maior compromisso preservar vidas e fazer cumprir as leis, ter policiais treinados e aptos para diversas situações garante a sociedade rondoniense mais segurança em bem servir e proteger", disse o coronel. 

Para o representante da PMRO no curso, o major PM Suffi, oficial especializado, é uma lisonja poder aprender e contribuir ainda mais com a Corporação.  "Foi uma oportunidade ímpar o qual devo meu agradecimento ao Governo do Estado , ao Comando da Corporação e a Secretaria de Estado Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec)   por me oportunizar esse aprimoramento profissional que certamente contribuirá para nossa atividade fim. Além do acolhimento da  PMESP em especial ao GATE", finalizou o major. 

O GATE tem 33 anos de criação e o respectivo curso de especialização teve sua primeira edição em 1998 após alguns estudos de caso ocorrido na PMESP, ao longo dos 23 anos o curso ganhou notoriedade internacional devido magnitude de sua abrangência.

Para aprimorar e trazer inovações para a Polícia Militar de Rondônia também foram realizadas visitas técnicas no COPOM (onde ocorre o recebimento das demandas 190), Comando De Policiamento Ambiental, Batalhão de Policiamento Rodoviário e na ROTA afim de buscar trazer novas metodologias que poderão ser aplicadas na realidade da PMRO sempre visando a atualização de doutrinas no intuito de melhorar ainda mais a prestação de serviço para a sociedade.

Especialização Polícia Militar Polícia Federal Gerenciamento Batalhão Ações Táticas