Rondônia

Vacinas da Sputnik V serão compradas pelo Governo de Rondônia

Mais de 1 milhão de doses da Sputnik será administrada a partir de 15 de abril em Rondônia
Por Redação
Publicado 23/03/2021
Atualizado 24/03/2021

O Governador de Rondônia Marcos Rocha anunciou em suas redes sociais nessa terça feira, a compra de mais de um milhão de doses da Vacina da Sputnik V, que somadas as enviadas pelo Governo Federal, serão capazes de vacinar toda população acima de 18 anos ainda no primeiro semestre de 2021.

Segundo as explicações do Governador, a eficácia da Sputnik V é de 90% contra a Covid-19,  situação que contribuiu para que essa fosse sua escolha nesse momento. A aquisição foi realizada por meio do Consórcio de Governadores da Região Norte, e os investimentos serão na casa de 55 milhões de reais, recursos esses do próprio Estado.

A previsão da chegada da vacina é na segunda metade do mês de abril, conforme informou o laboratório responsável, dependendo ainda da autorização da Anvisa. Cita ainda que têm  estados que  nem estão conseguindo pagar os seus compromissos, enquanto que  Rondônia teve dinheiro para esta compra. 

Acredita que com a chegada da vacina, esperada para o mês de abril, o Estado deverá vacinar acima de 500 mil pessoas com a maior rapidez possível, o que propiciará vencer essa doença terrível que tem tirado a vida de muitos rondonienses.

A Sputnik V foi desenvolvida pelo Instituto Russo de Pesquisa Gamaleya e teve a eficácia comprovada de 91,6% contra o Covid-19, conforme resultados preliminares publicados na Revista Científica “The Lancet” uma das mais respeitadas do mundo, e a eficácia contra os casos moderados e graves da doença foi de 100%, já em idosos na faixa etária acima de 60 anos, sua eficácia foi de 91,8%.

Vacinas Marcos Rocha Sputnik Farmacêutica Russa Gamaleya Vacinas Coronavírus Rondônia