Rondônia

Vilhena lidera ranking de exportações do Estado: Concorrendo com outras culturas algodão é aposta para os próximos anos

Em 2020 o município exportou ¼ de toda a produção escoada por Rondônia para o exterior
Publicado 23/03/2021
Atualizado 23/03/2021

Vilhena desde 2018 tem sido destaque em exportações, superando outros 51 municípios de Rondônia. Em 2020, mesmo com a pandemia, o município vendeu para o exterior mais de 2 bilhões de reais com crescimento de 47% nos últimos três anos.

Segundo o secretário, José Marcondes, o município tem sido destaque pelas terras que são boas e os investimentos que estão sendo feitos. “Nós temos aqui as áreas propicias para a soja, então Vilhena é pioneira no plantio de soja e milho no Estado, essa é uma das vantagens do município. Representa o maior volume de exportações, depois da carne, em relação ao frigorifico que temos na cidade. E os outros segmentos, milho, que é segunda safra, algodão. Toda a produção depende a iniciativa privada, mas é aquela história. Se o investidor vai colocar uma industrialização de grãos, e tem dois munícipios Vilhena e Cacoal, e o município tiver uma condição melhor, ele vai instalar aqui, porque, preza pelo colaborador da empresa”, explica.

Os principais países que importaram de Vilhena em 2020 foram Holanda, Hong Kong, China, Espanha, Vietnã e Turquia. Já os principais produtos exportados foram soja, algodão, carne bovina e subprodutos animais, milho e madeira.

PRODUÇÃO Rondônia Vilhena Milho Soja PRODUÇÃO EXPORTAÇÃO