Rondônia

Governo reforça criteriosa metodologia do Programa Nacional de Imunizações aderida no Estado de Rondônia

A vacinação, dentro do cronograma do Plano Nacional de Imunização, priorizou profissionais da saúde, povos indígenas e parte dos idosos do Estado
Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021

Para atender um meio de estratégia transparente de enfrentamento à pandemia, o Governo de Rondônia segue rigorosamente métodos de imunização criado por meio do Programa Nacional de Imunizações, em cooperação com o comitê de especialistas da Câmara Técnica, baseado em princípios similares aos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é atender os “grupos prioritários” a serem vacinados.

Sendo assim, o Plano segue criteriosamente uma ordem de priorização visando a preservação do funcionamento dos serviços de saúde, proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguido da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.

Desta forma, a vacinação no Estado de Rondônia não segue outra metodologia, senão a que já está instituída neste meio estratégico, seguindo um princípio.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Trabalhadores da área da Saúde (incluindo profissionais da Saúde, profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros), pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população idosa (60 anos ou mais) e indígenas aldeados em terras demarcadas (que já se encontram 100% vacinados em Rondônia).

O governo estadual, por meio do Plano Nacional de Imunização também priorizará as comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, população em situação de rua, morbidades (diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; difícil controle ou com lesão de órgão alvo), pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares, além de indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grau III).

A partir disso, o Plano prevê a priorização dos trabalhadores da Educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, e população privada de liberdade. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesse momento, estão sendo vacinados idosos com idade entre 75 e 79 anos de idade em Rondônia.

Estratégia Transparente Câmara Técnica Organização Mundial Programa Nacional Saúde Imunização Indígenas Idosos Rondônia