Rondônia

CURIOSIDADE: Vacina contra o coronavírus é aplicada no braço e não em outras partes do corpo

É que no braço existe a presença mais abundante de músculos permitindo a maior ativação de anticorpos
Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021

Uma curiosidade que já deve ter sido despertada em muitas pessoas, é o porquê a vacina contra o Covid-19 é aplicada no braço e não em outras partes do corpo. Na verdade nem todas as vacinas são injetadas no braço, a vacina da poliomielite, por exemplo, geralmente é administrada na boca, e a contra a raiva na barriga, apesar de não necessariamente, e outras na veia.

  A grande maioria das vacinas já aprovadas contra o vírus Covid-19, recomenda-se sua aplicação via intramuscular, tornando-se o deltóide (grande e potente músculo da articulação do ombro) o local ideal. E para isso há várias razões fisiológicas e práticas.

  Estudos dizem que no músculo tem maior vascularização, existe muito sangue com a presença maior de células do sistema imunológico, e essas células levam o imunizante onde for necessário. O objetivo da vacina é despertar as células para atacarem o vírus. Essas células são como os soldados em seu forte na espera de uma chamada.

  Estudo publicado pela revista científica da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, indica que a dosagem na área do músculo deltóide "otimiza a imunogenicidade (ativação da resposta imune) da vacina" e "minimiza reações adversas no local de injeção". Caso fosse aplicada diretamente no sangue, não tornaria essas vacinas eficazes, já que no sangue não existe o mesmo número de células dos músculos, e poderia diluir com maior rapidez alguns componentes da vacina.

Informação VACINA Covid-19 Saúde