Rondônia
No “Dia Mundial de Saúde Bucal”, Centro de Especialidades Odontológicas destaca a importância da higienização dos dentes
O CEO funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz, sendo referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia

Por Marina Espíndola
Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021
A A
Foto: Daiane Mendonça

No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Sendo assim, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) visa contribuir com o alerta à população para a importância da saúde bucal, reforçando que visitas frequentes ao cirurgião-dentista são extremamente importantes, no que tange a saúde integral, que vai desde a infância até os idosos.

De acordo com a coordenadora do CEO, Itaci Ferreira, o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel importante na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. “É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e Governo a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais. O CEO atende diariamente diversos casos, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatiza.

O Centro de Especialidades Odontológicas funciona na Policlínica Oswaldo Cruz (POC). É referência no atendimento de média complexidade em Rondônia e atende pacientes, por meio da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios médicos e hospitais públicos, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local é possível encontrar diversos serviços como: diagnóstico bucal, detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

SAÚDE BUCAL

A cárie é uma doença infecciosa, sendo considerada a doença mais comum nos seres humanos e precisa ser controlada. Esse controle é feito pela correta higienização dos dentes e da gengiva. “Todas as vezes que nos alimentamos devemos escovar os dentes e sempre que possível usar o fio dental, assim como visitar o cirurgião-dentista frequentemente, de acordo com as condições bucais do paciente’’, enfatiza a coordenadora.

Em média, recomenda-se que a pessoa visite o dentista a cada seis meses. Tempo suficiente para manter a saúde bucal em boas condições. A Itaci Ferreira comenta que a saúde começa pela boca, pois muitas doenças ocorrem pela  má higiene bucal. Entres elas a endocardite bacteriana. Uma infecção no endocárdio, revestimento interno do coração. Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração.

O câncer bucal é um dos tipos de cânceres mais comuns, mas se diagnosticado no início tem grandes chances de cura, sem deixar sequelas. As causas do câncer são multifatoriais como, o fumo, álcool, alimentação, má higiene bucal, traumas na boca dentre outras causas.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Saúde Bucal   Saúde   Dentária Internacional   Especialidades Odontológicas   Bucal   Secretaria Estadual   Itaci Ferreira   Fdi  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.