Rondônia
Patrulha Maria da Penha fiscaliza Medidas Protetivas de Urgência na região Vale do Jamari

Por Soldado PM Dos Anjos
Publicado 19/03/2021
A A
Foto: Patrulha Maria da Penha do 7º BPM

A Patrulha Maria da Penha foi implantada na Polícia Militar de Rondônia no ano de 2018, e está ativa no 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM) desde maio de 2018.

A Patrulha atua por meio de visitas regulares em dias e horários alternados para fiscalizar o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPU’s) e reprimir atos de violência. 

Em fevereiro deste ano, a Patrulha Maria da Penha fiscalizou 151 MPU’s, três delas foram descumpridas e seus autores presos em flagrante, cadastrou 27 novas vítimas e constatou que houve quatro retornos de companheiros aos lares. As MPU’s fiscalizadas foram nos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Rio Crespo e Cujubim.

Como funciona a Patrulha Maria da Penha?

A atuação da Patrulha Maria da Penha tem o foco na proteção do grupo vulnerável composto por mulheres vítimas de violência doméstica, as ações são iniciadas a partir do encaminhamento da MPU expedida pelo Poder Judiciário.

Durante as visitas da Patrulha Maria da Penha as vítimas são orientadas sobre os procedimentos em casos de descumprimento da MPU, e quando necessário elas são encaminhadas para as entidades parceiras no combate a violência contra a mulher para atendimentos psicológicos e psicossociais.

Fonte: Patrulha Maria da Penha do 7º BPM

Maria da Penha   Polícia Militar   Medidas Protetivas   Mpu   Poder Judiciário  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.