Geral
Comandante-geral da PMRO faz visita técnica à autoridades de Segurança Pública e Meio Ambiente

Por SD Renata Pimentel
Publicado 18/03/2021
A A
Foto: Comando Geral da PMRO

O Comando da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) fez-se presente com autoridades de Segurança Pública e Meio Ambiente, nos dias 16 e 17 de março, a fim de apresentar o trabalho desempenhado pela Corporação e angariar recursos para aquisição de equipamentos e melhorias para a PMRO.

Durante os dois dias de visita, o comandante-geral da PMRO coronel PM Alexandre Luís Freitas de Almeida abordou assuntos importantes em reuniões, palestrando sobre as fronteiras e divisas do Estado, bem como o trabalho realizado diuturnamente pela Polícia Militar nessas localidades, assim como sobre as demais operações realizadas pela Corporação.

O Comando de Operações Terrestres (Coter) foi o primeiro local em que foi realizada visita técnica e de cortesia, assim como uma palestra de apresentação dos desdobramentos estratégicos da Polícia Militar de Rondônia ao General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia, Chefe de Missões de Paz e Aviação/Inspetor-Geral das Polícias Militares.

Na Inspetoria Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (IGPM), durante a palestra ainda foram apresentadas as áreas de abrangência, suas atribuições, constituição e missões que a PMRO desempenha. Com destaque para as ações quanto aos atendimentos de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia durante o ano de 2020.

Especializações e aquisições

 

Uma reunião técnica com o Chefe da Inspetoria-Geral das Polícias Militares, Coronel Corbalo e sua equipe, aconteceu após as devidas apresentações para tratar sobre a previsão de cursos pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro para a PMRO, assim como, para entrega da Portaria n.º 1.485, acesso restrito de 08 de março de 2021, a qual aprovou o planejamento estratégico Institucional de aquisição de produtos controlados pelo Exército Brasileiro, de uso restrito, da PMRO.

Proteção ao meio ambiente

Os trabalhos desenvolvidos no combate ao desmatamento e proteção ao meio ambiente desempenhados pelas forças policiais militares, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foram enaltecidos e apresentados na reunião que aconteceu com o Ministério do Meio Ambiente.

Operações de combate ao desmatamento na Amazônia Legal, com forças auxiliares como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e em operações provenientes do Ministério do Meio Ambiente foram debatidas com o secretário adjunto da Biodiversidade, coronel PMESP da Reserva Remunerada Olivaldi Alves Borges Azevedo.

Combate aos crimes fronteiriços

As dimensões das fronteiras de Rondônia, com países vizinhos e as operações da força pública estadual na fronteira, sua importância e necessidades foram apresentadas durante visita ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e ao general Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

No  encontro do coronel PM Almeida com o general Heleno  foi rememorada a participação da PMRO no Seminário Nacional no ano de 2020, onde o Comandante-Geral palestrou sobre "A atuação das Forças Públicas Estaduais na Fronteira".

Posteriormente, o comandante-geral da PMRO, presenteou o General Heleno com uma Revista da PMRO e ainda condecorou de maneira inédita o general Heleno com a maior Comenda da Corporação, a medalha Forte do Príncipe da Beira.

A Operação Hórus-Vigia e a necessidade do aperfeiçoamento do policial militar que atua na fronteira foi destacado durante reunião com integrantes do Ministério da Justiça, dentre eles  coordenador-geral de Planejamento Operacional, Fernando de Souza Oliveira, a reunião aconteceu na quarta-feira (17).

Os cursos a serem ofertados à Polícia Militar com os recursos federais através do  Fundo Nacional da Segurança Pública foram tratados com o coordenador da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Aginaldo de Oliveira. A possibilidade de uma Instrução de Nivelamento e Conhecimento e tratativas sobre o pacto federativo com a Força Nacional foram destacados.

O comandante-geral, coronel PM Almeida, destacou sobre a importância das parcerias com os ministérios para as melhorias e crescimento da segurança pública.  "A PMRO tem realizado grandes operações, e tem se desenvolvido de maneira tecnológica como um dos expoentes nacional, assim como no cumprimento de suas missões em todas as esferas. O ato de firmar parcerias com outros Ministérios de importância para o crescimento da segurança pública do Estado" finalizou o coronel.

Foto: Comando Geral da PMRO

Fonte: Comando Geral da PMRO

Segurança Pública   Polícia Militar   Polícias Militares   Polícia Ambiental   Segurança   General Heleno   PMRO  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.