Rondônia

Corpo de bombeiros de Rondônia da dicas para evitar curto-circuito

Muitos incêndios iniciam devido um curto-circuito de uma tomada ou a sobrecarga da rede elétrica muito antiga
Publicado 17/03/2021

Para prevenir este tipo de acidente que pode ocasionar a perda da vida ou de bens materiais o Corpo de Bombeiros de Rondônia dá dicas de segurança nesta área.
De acordo com o Sargento BM Tiago Gomes Diniz, a sobrecarga na rede elétrica acontece quando a intensidade de corrente que passa pelo circuito é maior do que a prevista pelo projeto elétrico. E entre as causas muito comuns de sobrecarga que pode ocasionar um incêndio são instalações elétricas mal construídas ou conservadas. Também o hábito de ‘puxar’ um fio para fazer uma tomada ou colocar uma lâmpada. Ou, ainda, ligar um eletrodoméstico, computador, TV e ventilador numa mesma tomada.
“Na hora de adquirir um material de iluminação é importante verificar se eles foram fabricados de acordo com as normas, se tem selo de garantia como o do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Outra coisa evitar colocar vários equipamentos numa mesma tomada. E ainda, quando for sair de casa retirar da tomada tudo o que não for necessário estar conectado a energia elétrica e isso inclui iluminações/luminárias”, explica o Sargento.

TOMADAS
Verificar se há tomadas antigas, com defeito ou com fios desencapados. Ao usá-las obseve se.
- há faíscas quando um aparelho é conectado;
- há barulho vindo da tomada
- há aquecimentos, mudanças de cor, ressecamentos nas tomadas, ou se há marcas e cheiro de queimado.
- na residência ou no escritório o número de tomadas é insuficiente e muitos recorrem a benjamins, ou “tês”. Neste caso opte por colocar apenas aparelhos de baixa potência que não ‘puxem’ muita energia para não causar sobrecargas e problemas como curto-circuitos, danos aos aparelhos domésticos, choques elétricos e até incêndios.
DISJUNTORES
-O disjunto é um mecanismo de segurança que desativa a corrente elétrica quando ela ultrapassa o limite de intensidade.
APARELHOS
Muitos acidentes e incêndios ocorrem devido o equipamento apresentar :
- fios danificados, ou expostos;
- parte do equipamento danificada ou componentes expostos;
Recomenda- se substituir ou reparar o equipamento.
TEMPORAL
Uma enorme quantidade de eletricidade é despejada quando um raio cai. Por isso é sensato reduzir o uso de aparelhos eletrônicos durante uma forte chuva para impedir possíveis curtos-circuitos ou que ocorra danos devido uma sobrecarga de energia.
REVISÃO
É fundamental realizar a revisão de suas instalações elétricas. “Partindo do princípio que elas também envelhecem, a cada cinco anos é recomendável realizar uma vistoria do sistema elétrico residencial”, acrescenta o Sargento Diniz.
E, SE COMEÇAR UM FOGO?
Caso aconteça o início de incêndio elétrico, se não possuir extintores secos, com dióxido de carbono (CO2), conhecidos como “tipo C” a pessoa e familiares deve sair da residência e acionar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível..
- Se possível desligar a chave geral da rede elétrica da residência;
-Não use água para apagar fogo, pois é um excelente condutor de energia e o seu contato com a eletricidade pode resultar em choques fatais.

Cuidados Básicos Rede Elétrica Tomada Sobrecarga Incêndios Iniciam Corpo de bombeiros