Rondônia

Peru irá investir 50 milhões de dólares na proteção da Amazônia

O dinheiro provém de doações e também de empréstimos do país para o desenvolvimento de seu programa de preservação.
Publicado 16/03/2021
Atualizado 16/03/2021

Como parte do plano de reduzir suas emissões de carbono em 40% até 2030, o Peru resolveu investir 50 milhões de dólares na proteção de onze regiões da floresta amazônica peruana.

O dinheiro provém de doações e também de empréstimos do país para desenvolvimento de seu programa de preservação da Amazônia.

A iniciativa foi anunciada esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru e as ações de proteção devem começar a ser implantadas em agosto de 2021.

Vários projetos farão parte do programa de preservação da Amazônia, sendo que os três primeiros deverão ser focados na parceria com comunidades indígenas. De acordo com a agência de notícias peruanas Andina, o intuito é ensinar práticas de produção sustentáveis na região.

O ecoturismo também deverá ser um dos pontos a ser trabalhados com as comunidades indígenas, uma vez que pode alavancar o desenvolvimento sustentável da Amazônia peruana.

“Somos Bosques”
O objetivo final é que estes grupos sejam propensos a escolher atividades mais amigáveis à floresta e evitem outras que sejam ligadas à degradação da floresta e ao desmatamento.

Outro projeto que também fará parte do programa a partir de agosto tem a intenção de melhorar o monitoramento das florestas para combater o desmatamento e aumentar a capacidade das autoridades de responder a crimes ambientais.

Até agosto, o programa “Somos Bosques”, como foi batizado pelo governo peruano, passará por estudos técnicos de viabilidade e implantação. No entanto, o dinheiro para que entre em prática já está garantido.

Floresta Amazônica nPeru Comunidades Indígenas Peruanas Andina Amazônica Peruana