Rondônia

PECULATO: Policial civil que furtava armas do 5° DP é preso durante operação

Os agentes da Patrimônio também localizaram grande parte das armas que haviam sido subtraídas da Delegacia
Publicado 12/03/2021
Atualizado 13/04/2021
Foto: PC/RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos - DERF (PATRIMÔNIO), com o apoio da Delegacia Esp. de Crimes Contra a Vida (DECCV) e do Núcleo de Combate as Defraudações (DEFRAUDE), em pouco mais de dois meses, apresentou a resposta à sociedade sobre o desparecimento das armas de fogo e outros objetos do depósito da 5ª Delegacia de Polícia de Porto Velho-RO, ocorrido em 17/12/2020. A PATRIMONIO identificou e prendeu o responsável e demais envolvidos na ação criminosa.

A eficaz e rápida investigação realizada pela DERF (PATRIMÔNIO) resultou na ação policial, desta quinta-feira (11/03), aproximadamente 30 investigadores cumpriram 01 (um) mandado de Prisão Preventiva e 09 (nove) mandados de Busca e Apreensão Domiciliar. As ordens judiciais foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal da capital.

Após 02 (dois) meses de intenso trabalho, as investigações apontaram a participação do policial civil de iniciais [R. A. T. A.] no crime, o qual aproveitando-se da condição de funcionário público, ele subtraiu os objetos da Delegada. O policial civil de iniciais [R.A.T.A.] foi preso preventivamente e indiciado pelo crime de Peculato, previsto no art. 312, §1º, do Código Penal, e se for condenado pode pegar uma pena de até 12 (doze) anos de reclusão.

Os agentes da Patrimônio também localizaram grande parte das armas que haviam sido subtraídas da Delegacia. O armamento estava escondido em duas residências, ambas na zona sul da capital. No primeiro endereço, a suspeita de iniciais [M.C.F.M] foi presa pelo crime de Posse Irregular de Arma de Fogo de Uso Restrito e, no outro endereço,o suspeito [W.C.S] foi preso pelos crimes de Posse Irregular de Arma de Fogo de Uso Permitido e Receptação.

O Dr. Marcelo Resem presidiu as investigações e exaltou o comprometimento dos policiais da PATRIMÔNIO à elucidação do episódio criminoso. A DERF continua os trabalhos com objetivo de recuperar o restante das armas subtraídas. “A prisão de hoje demonstra de forma clara que a Polícia Civil de Rondônia cumpre com seus deveres institucionais e que ninguém está acima da Lei. Afirmou o Delegado.

PRISÃO Policial civil Posse Irregular Polícia Civil Rondônia Furto ARMA DE FOGO