Esporte
CBF e Nike lançam bola oficial da Copa do Brasil e Brasileirão 2021
Brasil Flight Ball estreia nos jogos desta semana, com tecnologia e design revolucionários.

Por FFER
Publicado 11/03/2021
Atualizado 11/03/2021
A A
Foto: Thais Magalhães/CBF

CBF abre a temporada 2021 das competições nacionais nesta terça-feira (9), com os primeiros jogos da Copa Intelbras do Brasil. E a bola que vai rolar já é a nova Nike Brasil Flight Ball, que também será usada no Brasileirão Assaí – Série A deste ano. Resultado de oito anos de pesquisas para melhorar a estabilidade, realizadas no Laboratório de Inovação em Equipamentos da Nike, a Nike Brasil Flight foi testada por 800 atletas profissionais e teve 68 versões até chegar ao modelo final.

Um elemento adicional de design surge com a nova utilização da tinta 3D Nike ACC (sigla em inglês para “controle em qualquer condição”), que ajuda a garantir a melhor firmeza tanto em tempo seco quanto debaixo de chuva. A bola Nike Brasil Flight usa o desenho da tinta 3D para imprimir “micro-abas” estratégicas ao lado da Nike AerowSculpt, com base em princípios aeroespaciais que melhoram ainda mais a estabilidade aerodinâmica.

Durante a desenvolvimento da bola, a equipe da Nike avalia as sugestões e necessidades dos jogadores e divide esse trabalho em três etapas: Examinar, Recriar e Inovar. No caso da Brasil Flight Ball, a etapa de Examinar fez uso de diversos sistemas de rastreamento, com o objetivo de medir o voo da bola após diferentes tipos de chutes que acontecem numa partida. Esse processo ajudou o laboratório a compreender as variáveis que afetam a bola durante o jogo, e permitiu que os engenheiros associassem medidas quantificáveis a jogadores de elite. Na fase de Recriar, o laboratório reproduziu vários tipos de chute que ocorrem no gramado, e usou uma perna robótica para repetir esses lançamentos e quantificá-los. Graças a esse processo, foi possível medir pequenas diferenças de desempenho entre bolas, e coletar um conjunto de testes quantificáveis que permitia estabelecer comparações com a bola inovadora.

“O Brasileirão Assaí e a Copa Intelbras do Brasil envolvem os torcedores em todo o país. Principalmente, em um momento em que temos que assistir às partidas apenas pela TV, o espetáculo como um todo faz muita diferença. A nova bola Nike Brasil Flight Ball faz parte desse pacote de entretenimento apresentado pela CBF, que pensa em todos os detalhes para valorizar as competições”, destaca o Diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto.

Qualquer bola de futebol está sujeita a movimentos inesperados no percurso, devido a uma série de parâmetros aerodinâmicos. Um exemplo: se uma bola tem a superfície totalmente lisa, ela é “agarrada” pelo ar, o que pode levar a mudanças constantes de direção. Esses deslocamentos involuntários podem fazer chutes longos atingirem o local errado, prejudicando um possível contra-ataque, ou fazer os chutes perderem a marca do gol. A bola Nike Flight muda esse jogo: graças a um design revolucionário, ela resolve problemas de estabilidade de aerodinâmica. Com tecnologia AerowSculpt, a Nike Flight oferece um benefício mensurável de 30% mais precisão de voo, quando comparada ao modelo Nike que a antecedeu.

“Tudo o que fazemos no laboratório tem embasamento científico”, diz Kieran Ronan, Diretor Sênior de Equipamentos Globais na Nike. “Aqui é possível identificar diferenças mínimas de desempenho, que talvez não sejam perceptíveis para a maioria dos jogadores. No entanto, quando observamos essas diferenças 68 vezes, o resultado é um salto de desempenho perceptível”.

 

Fonte: FFER

Bola Oficial   Nike   brasil   CBF   Copa Intelbras  

Mais em Esporte

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.