Rondônia

Secretário de Saúde de RO anuncia colapso de UTIs e revela que variantes do Coronavírus estão matando mais; Veja o Vídeo

“Não tem vaga em UTI para rico e nem para pobre”, dispara Fernando Máximo
Publicado 25/02/2021
Atualizado 25/02/2021
Foto: Reprodução/Vídeo - Fernando Maximo

O vídeo gravado na madrugada desta quinta-feira, 25, e publicado nas redes sociais pelo secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, mostra que a pandemia de Covid-19 que castiga Rondônia há quase um ano está se agravando.

Em tom dramático, o titular da Sesau deixa claro que, dos 300 leitos montados para atender pacientes infectados pelo novo Coronavírus, todos estão ocupados. O médico lembra que, justamente pela falta de vagas em UTIs em Rondônia, mais de 90 pacientes foram transferidos para outros Estados, 60 deles intubados e transportados em aviões.

Mas, o trecho mais assustador do alerta feito pelo secretário é o que expõe os perigos das novas variantes do vírus, que são mais infectantes e letais. Pior: segundo o secretário, 44% dos que morreram nos últimos dias não tinham doenças pré-existentes. As novas cepas do Corona estão matando pessoas cada vez mais jovens e infectando pessoas que já haviam contraído a doença.

Visivelmente emocionado, Fernando Máximo fala da exaustão dos profissionais de saúde durante a pandemia e revela que, por falta de médicos (alguns infectados na linha de frente), está sendo obrigado a fechar leitos que estavam em funcionamento, ao invés de abrir novos.

Para tentar deter a escalada de mortes, o médico repete o mesmo pedido que já havia feito várias vezes antes: que as pessoas evitem festas, aglomerações e bebedeiras, e que usem máscara. “Não tem UTI para rico e nem para pobre”, alerta, repisando a recomendação para que a população se cuide.

Pandemia Redes Sociais Rondônia Vídeo Gravado Sesau Fernando Máximo Agravando Covid-19 Leitos UTIs