Rondônia

Governo estreita espírito colaborativo entre poderes durante posse da mesa diretora da Assembleia Legislativa

Entre os principais atos normativos apresentados no ano passado, o governador destacou os decretos de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus
Publicado 02/02/2021
Atualizado 02/02/2021

A sessão especial de posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) para o biênio 2021/2023, foi prestigiada pelo governador, coronel Marcos Rocha. A cerimônia aconteceu por videoconferência nesta segunda-feira (1º) em Porto Velho. O chefe do Poder Executivo cumprimentou os novos integrantes da mesa diretora, o ex-presidente da  ALE, deputado estadual, Laerte Gomes, bem como o presidente empossado deputado Alex Redano, pelo novo tempo na Casa de Leis, destacando ainda a importância da harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo estaduais.

O governador de Rondônia parabenizou o deputado Laerte Gomes pelo trabalho desenvolvido durante o tempo em que esteve à frente da presidência da Assembleia Legislativa e deu as boas vindas ao presidente empossado, Alex Redano.

“Com a graça de Deus, estamos reunidos neste momento, ainda que de forma virtual, nesta sessão do Legislativo Estadual de 2021 e já aproveito para antecipar que o ideal é que o Executivo e Legislativo do Estado mantenham o espírito colaborativo, que demandam respeito mútuo e atitudes empáticas, que irá refletir positivamente em nossa população rondoniense”, declarou Marcos Rocha,  enfatizando ainda a certeza que os dois poderes não medirão esforços para enfrentarem os desafios e que juntos  vão buscar medidas voltadas à concretização de políticas públicas para o bem do Estado, como um todo, sem distinção.

No pronunciamento, o governador deixou claro que o Governo sempre esteve preocupado em atingir os melhores indicadores dos serviços prestados à sociedade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, por meio dos investimentos aplicados em diversas áreas como: a saúde, a educação, infraestrutura, desenvolvimento no agronegócio e na agricultura familiar, entre outros segmentos. E assim dará continuidade com o propósito de fazer o que for necessário para que Rondônia alavanque ainda mais no cenário nacional.

MAIS DE 100 PROJETOS APROVADOS

Durante a videoconferência, o governador destacou que, apesar do cenário pandêmico, o Governo de Rondônia não parou, conquistando destaques em cenário nacional, mesmo enfrentando níveis de dificuldades incalculáveis impostos pela pandemia. O Executivo Estadual manteve investimento imprescindível para tonificar e dar fôlego à economia do Estado. Marcos Rocha destacou também os resultados oriundos da conformidade entre os poderes que levaram a aprovação de 145 (entre projetos e decretos de Leis criados pelo Executivo Estadual) pela ALE no ano de 2020, para aperfeiçoar a administração pública.

Entre os principais atos normativos apresentados no ano passado, destacam-se os decretos de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus, que com o equilíbrio entre saúde e preservação de empregos, o Governo do Estado garantiu a solidez fiscal. Desde o início da pandemia, o objetivo do Estado foi salvar vidas. “Agradeço à Assembleia Legislativa que também se engajou nessa missão. Prova disso foi o recurso destinado por esta Casa de Leis para contratação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital de Amor. Recurso esse administrado de forma transparente pelo Executivo Estadual. Estamos ainda enfrentando um momento difícil devido ao número crescente de casos da Covid-19. É buscando forças e sempre acreditando em Deus que juntos poderemos vencer esse vírus e, não deixarmos que a saúde da população e a saúde financeira do nosso Estado sejam tão impactadas”, observou.

O governador concluiu seu discurso desejando a todos os parlamentares, mais um ano legislativo com muita sabedoria para que possam construir medidas direcionadas à população. “Almejo sempre que a relação amistosa entre os poderes Executivo e Legislativo se mantenha e que nossos nobres deputados estaduais entendam a importância de nos posicionarmos diante das situações políticas cotidianas, diante de cada Projeto de Lei. O Governo do Estado vai continuar enviando os projetos para esta tão importante Casa de Leis e, não tenham dúvidas, de que em cada proposta apresentada o objetivo único é garantir o desenvolvimento de Rondônia”, finalizou.

O ex-presidente da ALE, Laerte Gomes, ratificou a relação amistosa entre os poderes Legislativo e Executivo, a exemplo da aprovação de diversos projetos na Casa de Leis, com o intuito de implementar as ações que a sociedade precisa e merece. “Quero dizer que sempre tivemos uma relação cordial, de respeito e de amizade. Essa Casa deliberou e aprovou mais de 98% dos projetos do Executivo, sempre com rapidez e isso que é importante. Quero registrar também que o Governo, na gestão Marcos Rocha nunca fez qualquer tipo de pressão quanto a essa mesa diretora, quanto a essa presidência e quanto à Assembleia Legislativa”, declarou Laerte Gomes.

O presidente empossado, deputado Alex Redano, reafirmou a parceria do Legislativo com Executivo Estadual. “Antes mesmo da política, eu e o coronel Marcos Rocha firmamos uma boa amizade e hoje ele se encontra como nosso governador. Pode contar com a nossa parceria, sim, sempre com independência do nosso Poder, mas com a harmonia que se faz necessária”, declarou o novo presidente da ALE.

O deputado Alex Redano informou ainda que as ações da nova mesa diretora da Casa de Leis será baseada no equilíbrio, na serenidade, no respeito aos poderes e instituições, mantendo um bom diálogo e, principalmente, na vontade do povo rondoniense. Comentou que pretende dar prioridade aos projetos do Executivo, que atendam aos interesses da população, sobretudo nesse momento de socorro sanitário.

Em razão do cenário pandêmico, a sessão no plenário contou apenas com os parlamentares e servidores da Casa, que foi dirigida pelo ex-presidente da ALE, Laerte Gomes. A sessão especial teve a presença de autoridades de poderes federal, estadual, municipal, além de representantes de instituições.

Compõem a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia: Alex Redano, empossado como presidente; e os deputados Jean Oliveira, 1º vice-presidente; Marcelo Cruz, 2º vice-presidente; Jair Montes, 1º secretário; Cirone Deiró, 2º secretário; Alex Silva, 3º secretário e Cabo Jhony Paixão, 4º secretário.

Prestígio Executivo Estadual ALE Rondônia Assembleia Legislativa Marcos Rocha