Rondônia

Líderes do grupo de pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território realizam ensaio sobre atlas socioeconômico e ambiental do estado de Rondônia

Por UNIR
Publicado 28/01/2021
Atualizado 28/01/2021

O Atlas possui diversas finalidades. Neste ensaio, com o objetivo de contribuir com aspectos quantitativos e qualitativos da realidade social, econômica e ambiental rondoniense, as líderes do Grupo de pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia), Professoras doutoras Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (coordenadora) e Josélia Fontenele Batista (vice-Coordenadora) e demais colaboradores Maranei Rohers Penha (IFRO), Saulo Gomes de Sousa (IFRO), Guilherme Rabelo Brunoro (UNIR) e Gustavo Brito Bezerra Siqueira (IFRO), produziram o ATLAS SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL DO ESTADO DE RONDÔNIA: POR UMA CONSCIÊNCIA SOCIOESPACIAL CIDADÃ.

    Segundo a professora Josélia Fontenele Batista (IFRO), cartografar a realidade é um exercício necessário aos pesquisadores e educadores que se dedicam a observar o movimento da sociedade propiciando às esferas públicas e privadas subsídios essenciais para intervenções necessárias. De acordo com a professora Madalena Cavalcante (UNIR), o pesquisador pode traduzir uma realidade a partir dos instrumentos estáticos (os mapas), mas que permita a percepção de uma sociedade em movimento, ou seja, em transformação. Para Maranei Rohers Penha (IFRO) e Saulo Gomes de Sousa (IFRO), a cartografia é um instrumento próprio do geógrafo e constitui-se em um ato político e social de grande importância.

Atlas Socioeconômico Ifro Unir