Rondônia

Polícia Civil faz operação para prender grupo que assalta comércios de Porto Velho e já causou prejuízo de R$ 500 mil

Ao todo, 10 medidas cautelares foram autorizadas pela Justiça estadual contra os investigados, sendo seis de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão
Publicado 21/01/2021
Atualizado 22/02/2021
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos - DERF (PATRIMÔNIO), com o apoio da DEFRAUDE, DRFVA e CORE, deflagrou na manhã desta quinta-feira (21/01) a operação denominada “JANUS”, com o objetivo de cumprir 10 (dez) medidas cautelares expedidas pela 2ª Vara Criminal de Porto Velho, consistentes em 06 (seis) mandados de Prisão Preventiva e 04 (quatro) mandados de Busca e Apreensão Domiciliar.

A Operação foi deflagrada com o objetivo de desarticular uma Organização Criminosa especializada em praticar ROUBOS e FURTOS, a estabelecimentos comerciais na capital. Os investigadores da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, após intensas investigações, conseguiram identificar todos os membros da Organização Criminosa. Os mesmos eram liderados por um homem de prenome Josevan, vulgo “neguinho taxista”. O grupo criminoso praticou inúmeros roubos a estabelecimentos comerciais durante o período da investigação que durou aproximadamente 04 (três) meses, gerando um prejuízo de aproximadamente de mais de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) ao comércio de Porto Velho.

O Delegado Vinicius Lucena, responsável pela investigação, esclareceu que há possibilidade dos investigados terem praticados mais roubos que ainda não foram identificados. De acordo com as investigações, o grupo chegou ao disparate de praticarem em média dois roubos seguidos no mesmo dia. Caso haja vítimas que reconheçam os suspeitos em outras infrações penais, estas devem procurar imediatamente a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DERF).

O Nome da Operação faz referência a Janus, divindade da mitologia romana. Janus (ou Jano) é a divindade bifronte que mantém uma de suas faces sempre voltada para frente, o por vir, e a outra, para trás, em apreciação ao que já se passou. É o deus da transformação e por ter duas faces confundia as pessoas.

Operação Janus Apreensão Domiciliar Polícia Civil Vara Criminal prisão preventiva Organização Criminosa Porto Velho