Rondônia

Rondônia registra mais de 1,7 mil casos Covid-19 entre indígenas e chega a 31 mortes

No total, 16 povos já foram atingidos pela doença no estado. Segundo a entidade 63 indígenas estão sob suspeita de infecção.
Por G1 RO
Publicado 18/01/2021

O número de casos confirmados do novo coronavírus entre os indígenas de Rondônia chegou a 1.796. Isso corresponde ao levantamento computado até 14 de janeiro de 2021 pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Agora, são 31 mortes por causa da Covid-19 entre os povos na região. Outros 63 indígenas estão sob suspeita de infecção.

O levantamento é feito baseado em informações de lideranças indígenas, notas de falecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), organizações que fazem parte da rede da entidade e profissionais de saúde.

Conforme a Coiab, os povos indígenas atingidos em Rondônia pela Covid-19 são:

Aikanã;
Arara Karo;
Cinta Larga;
Kanoê;
Karitiana;
Karipuna;
Kassupa;
Mura;
Oro War;
Paiter Suruí;
Parintintin;
Piripkura;
Puruorá;
Sakirabiat;
Tupari; e
Wajuru.
Na Amazônia brasileira o estado com mais povos atingidos é o Amazonas com 8.137 casos confirmados e 229 mortes. Seguido do Pará com 6.246 diagnósticos positivos e 101 mortos.

Vacina contra Covid-19
No último domingo (17) aconteceu a primeira vacinação contra a Covid-19 no Brasil, entre indígenas o nome que entra para a história é o de Vanusa Kaimbé, da aldeia Massacará. Ela é técnica de enfermagem, assistente social e tem 50 anos.

Vanusa foi vacinada na cidade de Guarulhos, em São Paulo, onde mora há 33 anos na aldeia multiétnica Filhos da Terra. Nesta segunda (18), ela falou sobre a esperança crescente junto com o começo da imunização, além do respeito aos cientistas.

"É uma felicidade, uma gratidão muito grande. Estou me sentindo com esperança. A palavra do dia é esperança, é felicidade. Foi uma felicidade ser a primeira indígena vacinada. Gratidão aos cientistas que dedicaram suas vidas em um tempo curto, para encontrar uma vacina e dar uma esperança para a gente", disse.

Indígenas Amazônia Rondônia Coiab Arara Karo Cinta Larga Paiter Suruí Oro War Casos Confirmados