Rondônia

Atualização cadastral de servidores estaduais e inativos militares inicia nesta segunda-feira, 18

Atualização cadastral de servidores no ano passado; medida é obrigatória, informa Segep
Publicado 15/01/2021

Inicia na próxima segunda-feira (18), a atualização do cadastro de servidores públicos estaduais, agora obedecendo ao mês de aniversário de cada um. O Governo de Rondônia cumpre desta maneira o Decreto nº 24.652/2020.

Segundo o analista de Políticas Públicas da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Gustavo Bodanezi, as alterações feitas no sistema facilitam a atualização. “Basta o servidor abrir o sistema (Portal do Servidor), que irá se deparar com campos simplificados aos quais adicionará seus dados; em seguida, o respectivo setor de Recursos Humanos (RH) analisa se estão corretos, e quaisquer falhas lhe possibilitará a correção, até a aprovação consolidada”, explicou o analista.

A medida obrigatória para todos os servidores, é regida pelo Decreto 24.652, e serve para:

► Atualização dos dados pessoais dos servidores para o eSocial, plataforma do Governo Federal que congrega todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias de uso obrigatório para o Governo Estadual;

► Emissão de certidões, requerimentos e outros documentos;

Remodelada este ano, a atualização está mais simplificada e com orientações ao usuário. Cada documento terá um texto explicando como o servidor deve preencher o campo.

Mesmo com a eventual reprovação de algum dado, o servidor tem a oportunidade de corrigí-lo, entretanto, se não fizer a atualização estará sujeito à suspensão do pagamento mensal. Em janeiro há 4.586 aniversariantes. Todos terão que se atualizar a partir do dia 18, próxima segunda-feira.

A atualização do servidor deverá ser feita a cada dia 1º de cada mês. Militares inativos (da reserva remunerada) também precisam atualizar seus dados, da mesma forma, pensionistas. Já o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) é responsável pela atualização de servidores civis inativos (bombeiros e policiais militares), que com ele devem tratar de suas situações.

Bodanezi explica: “Quem aniversaria em fevereiro, terá até o dia 24 para atualização. Janeiro será diferente devido aos ajustes no sistema, mas na sequência tudo deve ser feito no primeiro dia do mês”.

Cadrasto Governo Estadual Servidores Políticas públicas Segep