Esporte
CBF inicia construção do Centro de Desenvolvimento de Rondônia
Financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™, o local servirá para diversas atividades de fomento do esporte e também como sede administrativa da Federação Rondoniense de Futebol.

Por FFER
Publicado 08/01/2021
A A
Foto: CBF

A Confederação Brasileira de Futebol deu início às obras do Centro de Desenvolvimento de Futebol, em Porto Velho, capital de Rondônia. Financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™, o local servirá para diversas atividades de fomento do esporte e também como sede administrativa da Federação Rondoniense de Futebol. 

Com 40.000 m2 de área total, o terreno contará com campo de dimensões oficiais, prédio administrativo, estacionamento e dois vestiários. O projeto também conta com práticas sustentáveis, como reuso de água para irrigação do gramado e jardim, madeiras com certificação de origem, iluminação do prédio com acionamento automatizado e de baixo consumo e coleta seletiva de resíduos.

A obra está sendo conduzida pela Divenal Construtora e Incorporadora, contratada pela CBF após licitação independente realizada pela EY, empresa reconhecida mundialmente na condução destes processos. A obra contará com mais de 80 trabalhadores dedicados e tem previsão de término em 2021. 

"Quero agradecer à FIFA e ao presidente Rogério Caboclo por trazer essa estrutura da CBF para o nosso estado. O novo espaço será fundamental para o nosso futebol alçar voos cada vez maiores. Estou ansioso para ver o Centro de Desenvolvimento ocupado por jovens" comemorou Heitor Costa, presidente da Federação Rondoniense de Futebol.

Essa estrutura é um espaço para atletas desenvolverem suas habilidades desportivas e sociais, e evoluírem com acompanhamento de profissionais preparados. O local visa contribuir na transição entre o contato inicial com o futebol e o alto rendimento, auxiliando na preparação de crianças e adolescentes, além de outras atividades ligadas ao fomento do esporte. Conforme planejado originalmente pela FIFA, o projeto contempla aos 15 estados que não receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

"Estamos dando um passo muito importante na execução do projeto Legado da Copa do Mundo. Essas estruturas serão utilizadas por décadas e vão ser fundamentais para o fomento do futebol local, para a geração de empregos e formação de novos profissionais", projeta o Presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Sobre Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™

O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™ tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento (descrito acima) e Social. Até o fim da parceria entre FIFA e CBF serão investidos US$ 100 milhões em solo brasileiro.

Alto Rendimento

São nove as competições organizadas pela CBF que contam com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014™: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, além do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 e Sub-17, as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e também as Supercopas Sub-20 e Sub-17. A realização destes torneios, fundamentais para o calendário de equipes femininas e das categorias de base masculinas, prevê a organização de 738 jogos anualmente, com 100% deles transmitidos ao vivo em TV, plataformas de streaming ou redes sociais.

Ainda no alto rendimento, o Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA™ financia a edição anual do Simpósio Médico de Educação Continuada, voltado para profissionais que atuam no Departamento Médico dos clubes brasileiros.

Social

Em parceria com a CBF Social, o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™ é responsável por financiar parte do projeto Gol do Brasil. A ação, que iniciou em 2019, chegará aos 26 estados do país e também ao Distrito Federal. Meninos e meninas entre 6 e 17 anos têm aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Foto: CBF
Foto: CBF

Fonte: FFER

Centro de Desenvolvimento   Porto Velho   Fifa   COPA   Futebol   Rondônia  

Mais em Esporte

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.