Rondônia

DICAS DE SEGURANÇA: COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

De acordo com o Ministério da Saúde, o acidente doméstico é a principal causa de mortalidade na faixa etária de 1 a 14 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, as quedas e queimaduras representam a maioria dos casos desses acidentes.
Publicado 04/01/2021
FOTO: ASSESSORIA

O risco é mais elevado para crianças em idade pré-escolar, de 2 a 5 anos, pois nessa faixa etária não possuem o menor conhecimento dos riscos e perigos que as cercam. O período de maior incidência dos acidentes domésticos é durante as férias escolares, fins de semana e no verão.

 

Uma das causas dos acidentes domésticos está relacionada à falta de conhecimento de muitos familiares dos potenciais riscos em suas moradias e à não implementação de medidas de prevenção de acidentes.

Alguns exemplos de medidas que podem prevenir os acidentes domésticos são:

-  Proteger tomadas elétricas;

-  Proteger aberturas de janelas com grades ou telas;

-  Os móveis devem ter cantos arredondados para evitar lesões e traumas;

- Não colocar móveis próximos às janelas, pois eles, quando erroneamente utilizados como escadas, aumentam o risco de queda;

-  Não fumar dentro de casa e nunca na cama;

-  Colocar portões nas escadas para evitar quedas.

Essas intervenções tornam o ambiente doméstico mais seguro, principalmente quando associadas à supervisão feita por maiores responsáveis. Além disso, é fundamental que os pais ou responsáveis acionem de forma imediata o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em casos de acidente doméstico através do número 193.

Acidentes Domésticos ACIDENTES domésticos