Rondônia

Governo de Rondônia publica novo decreto para fins de prevenção no enfrentamento à Covid-19

A luta continua! Ações e novas medidas são adotadas contra a disseminação do novo Coronavírus.
Publicado 07/12/2020
Atualizado 07/12/2020

A luta contra à Covid – 19 continua. É com esse propósito, que o Governo do Estado de Rondônia tem buscado fortalecer as ações, primando pela vida da população e articulando estratégias contra a disseminação do novo Coronavírus. É por essa razão, em uso de suas atribuições, fez a publicação do novo decreto N° 25.605, de 3 de dezembro de 2020, em que altera e acrescenta alguns dispositivos ao Sistema de Distanciamento Social controlado. O decreto já entrou em vigor desde a data de assinatura, no último dia 07 de dezembro, por meio da Casa Civil.

Em sua maioria, a nova redação consiste em alterar as regras para os municípios que estiveram na 3ª FASE, em que poderão funcionar na seguinte forma: apresentações artísticas ao vivo, com a quantidade de até 4 (quatro) músicos, respeitando o distanciamento e a limitação de 50% da capacidade dos estabelecimentos comerciais, sendo proibida as interações dançantes, tendo os estabelecimentos que criar barreiras físicas de distanciamento de 4m (quatro metros) entre os músicos e o público. Além disso, determina que os cantores e DJs utilizem face shield.

Outra medida descrita no novo decreto é quanto aos serviços de eventos e afins, que, agora, passarão a contar com capacidade máxima de 50%, não podendo ultrapassar a capacidade de 100 (cem) pessoas. É importante enfatizar que Casa de show e boates não poderão utilizar-se da modalidade serviços de eventos para funcionarem. E para as áreas comuns de condomínios e residenciais, com capacidade máxima de 50% estarão sob responsabilidade do síndico.

A alteração também possibilita que os municípios que estão na 2ª FASE sejam permitidos os serviços de eventos somente na modalidade drive-in. Além disso, incumbe os estabelecimentos comerciais de fixarem placas com a quantidade de pessoas permitidas e as normas sanitárias.

CASO DE DESCUMPRIMENTO

A nova redação também reforça ainda que, o descumprimento poderá incidir na adoção de medidas administrativas como a apreensão, interdição, cassação de alvará e o emprego de força policial, bem como da responsabilização penal, pela caracterização de crime contra a saúde pública, tipificado no art. 268 do Código Penal. E todas as pessoas físicas e jurídicas que descumprirem as medidas de saúde estabelecidas neste Decreto ficam passíveis de penalidades dispostas na Lei n° 4.788, de 4 de junho de 2020 e no Decreto n° 25.130, de 10 de junho de 2020, sem prejuízo de responsabilização penal, civil e administrativa.

USO DE MÁSCARAS

O uso de máscara de proteção facial continua sendo obrigatório em qualquer, principalmente em recintos coletivos, compreendido como local destinado à permanente utilização simultânea por várias pessoas, fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte; ocorrendo o seu descumprimento, acarretará a aplicação de multa, conforme legislação correspondente.

ESTRATÉGIAS Rondônia Decreto Covid Distanciamento Social Capacidade Máxima Pessoas Responsabilização Penal Estabelecimentos Comerciais Casa Civil

Arquivos anexados

Download Título Fonte
Toque Clique para baixar DECRETO