Rondônia

Polícia Federal deflagra operação em RO e MT contra o contrabando de pessoas

Ação deflagrada em Mato Grosso e Rondônia investiga atuação de coiotes que facilitam a entrada irregular de brasileiros nos EUA
Publicado 30/11/2020
Atualizado 31/12/2020

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (30), a Operação "O Sonho Americano" que investiga a promoção da migração ilegal, crime também conhecido como contrabando de pessoas.

Até o momento foi possível identificar a ação de pessoas, conhecidas como coiotes, responsáveis por promover a entrada ilegal de mais de 500 brasileiros nos Estados Unidos, através da fronteira com o México.

Pelo esquema investigado, brasileiros interessados em ingressar ilegalmente nos EUA pagavam os coiotes para que realizassem todas as providências de logística, desde o território brasileiro até o destino final.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos estados de Rondônia e Mato Grosso, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres/MT.

Na ação foram apreendidos celulares, computadores e diversos documentos de interesse da investigação.

A ação reafirma a importância das medidas de cooperação policial internacional, cabendo à Polícia Federal a representação do Brasil nos organismos policiais internacionais.

Sonho Americano Polícia Federal Migração Ilegal Estados Unidos Operação Justiça Federal Pessoas