Rondônia

III SIMCHEL - Domínios e Fronteiras acontecerá no próximo mês

Por UNIR
Publicado 27/11/2020
FOTO: UNIR

No dia 04 de dezembro acontecerá a abertura do 3° Simpósio: Conhecimento, História e Língua (SIMCHEL), organizado pelo Grupo de Pesquisa: Conhecimento, História e Língua (GPeCHeLi) e pelo Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS), pertencentes à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A coordenação geral do evento é composta pelos professores doutores Élcio Aloisio Fragoso e Juciele Pereira Dias da UNIR.
    Nesta terceira edição, o SIMCHEL propõe discutir questões relacionadas à História da Linguística Brasileira e seus processos de disciplinarização, as fronteiras e domínios do conhecimento sobre a língua e a história no trabalho do filólogo, mais na especificidade da crítica textual, assim como a questão das relações entre língua e história na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas. Para tanto, nesta terceira edição, que será realizada on-line, o evento contará com a participação de pesquisadores convidados e especialistas na área da Análise de Discurso, da História das Ideias Linguísticas, da Filologia (Crítica Textual) e da Linguística Brasileira.
    Com o tema domínios e fronteiras, o simpósio “mantém seu objetivo em promover um espaço de discussão sobre o processo de produção do conhecimento, sobre a língua e a sociedade, na história. Filiado à Análise de Discurso, na perspectiva teórica proposta por Michel Pêcheux e Eni Orlandi, neste simpósio analisamos o conhecimento como discurso, que tem como materialidade específica a língua e pelo qual buscamos compreender como determinados sentidos e não outros são postos em evidência - trabalho da ideologia e suas formas de apagamento do político em sua relação com o simbólico”, informa a equipe.
    As inscrições estão disponíveis até o dia 02 de dezembro por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmicas (SIGAA). Para maiores informações do simpósio, basta acessar o site do SIMCHEL.

Ideias Linguísticas Linguística Brasileira Fundação Universidade Universidade Federal

Arquivos anexados

Download Título Fonte
Toque Clique para baixar Programação do evento