Rondônia

Profissionais da área esportiva de Rondônia são capacitados; cursos on-line foram disponibilizados durante a pandemia

Um dos cursos oferecidos pela Sejucel foi de arbitragem
Publicado 20/11/2020
Atualizado 20/11/2020

Para dar continuidade ao incentivo e à qualificação da formação técnica dos profissionais de Educação Física, acadêmicos, árbitros e aspirantes a árbitro, a Coordenadoria de Esporte e Lazer da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realizou capacitações e lives para mais de 1.638 pessoas que participaram direta e indiretamente, entre os meses  de junho e novembro.

Para não paralisar as atividades esportivas durante a pandemia, o caminho encontrado pela Sejucel foi desenvolver cursos on-line. Durante os seis últimos meses foram desenvolvidas nove atividades on-line e os cursos oferecidos foram: Curso de Futebol 7 Society (contextualização e a Importância da Modalidade no Estado), Curso de Arbitragem Futebol 7 (Visando as Regras ), Curso de Arbitragem de Voleibol, Seminários e Lives sobre Futsal, artes marciais, Karatê e Judô. Além de reunirem os profissionais de Educação Física para comemorar a data em alusão ao dia do profissional, em  1º de setembro.

Os eventos eram embasados em promover ações educativas e contou com a participação dos profissionais de Educação Física, árbitros, aspirantes à árbitros e estudantes, tanto de Rondônia como de outros estados e países. “É importante destacar que esta ação contou com a adesão maciça de militantes do setor de esporte e desportistas de todo o Estado, redundando na criação de palestras, cursos, lives e orientações técnicas, soluções estas que atingiram um bom público, colocando em prática imediatamente, o que nos deixa extremamente felizes com os objetivos alcançados”, explica o coordenador de Esporte e Lazer da Sejucel, Vanderlei Ferreira dos Santos.

Vandelei informou ainda, que no inicio do mês de dezembro a equipe estará desenvolvendo e aplicando a parte prática de todos  os conteúdos que foram trabalhados teoricamente via on-line, durante a pandemia. A parte prática será divida por regionais que são: Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Nova Brasilândia e Ouro Preto do Oeste.

Para as capacitações on-line foram utilizadas a rede social da Sejucel e aplicativo de videoconferência, onde também foi possível que os participantes recebessem certificados de participação.

ações educativas Rondônia Educação Física Esporte ARBITRAGEM Sejucel Cursos