Agronegócio
Citricultura gerou mais de 10 mil postos de trabalho entre julho e setembro
Apesar de o número representar queda de 14% em igual período da safra anterior, os pomares de laranja ainda representam 8,89% do total de admissões feitas pela agricultura em todo o Brasil

Por Canal Rural
Publicado 17/11/2020
Atualizado 17/11/2020
A A
Pixabay/Free-Photos

O setor citrícola gerou 10.554 postos de trabalho no País no período de julho a setembro deste ano, informou a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a entidade, apesar de o número representar queda de 14% em relação às 12.339 vagas geradas em igual período da safra anterior, os pomares de laranja ainda representam 8,89% do total de admissões feitas pela agricultura em todo o Brasil, que soma 118.716 vagas.

A CitrusBR nota, ainda, que a redução nas admissões no setor ocorre por causa da bianualidade da safra de laranja, que nesta temporada tem uma produção 26% menor em comparação em igual período do ano passado.

“A colheita da citricultura é extremamente demandante de mão de obra. Uma colheita menor acaba necessitando de menos pessoas. Mas, ainda assim, podemos observar uma participação importante do setor na geração de empregos”, analisa o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

Do total das vagas criadas pela citricultura, 86% estão no Estado de São Paulo, com um total de 9.163 admissões. Isso significa que do total de 63.547 vagas criadas pela agricultura paulista entre julho e setembro de 2020, a produção de laranja foi responsável por 14,42%. De janeiro a setembro desse ano, a citricultura já soma 31.584 admissões.

“O fato é que a citricultura, todos os anos, colabora com cerca 40 mil vagas ao longo do ano, com todas as proteções legais aos trabalhadores em regiões que são carentes de vagas formais, o que gera renda e desenvolvimento para o interior de São Paulo”, explica Netto.

Fonte: Canal Rural

Citricultura   Sucos Cítricos   Postos de Trabalho   Setor Citrícola   IBGE   Desempregados   Caged  

Mais em Agronegócio

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.