Rondônia

Comunicado da Presidência do STJ

Por stj
Publicado 16/11/2020
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informa que nesta terça-feira (17) serão retomadas as sessões de julgamento por videoconferência das seis turmas do tribunal, bem como a transmissão pelo canal do STJ no YouTube.

Até o final desta segunda-feira, estará concluído o restabelecimento dos acessos aos drivers de rede, disponibilizando aos usuários internos os dados de arquivos recuperados do backup. O acesso já está sendo possível, inclusive, via RDS (acesso remoto).

O tribunal está tomando medidas para regularizar, o mais rapidamente e com segurança, o trâmite dos processos entre os tribunais do país e o STJ, para envio e recebimento de arquivos. O restabelecimento do Sistema Integração deve ser concluído na quarta-feira (18).

Fruto de um grande esforço concentrado, a tramitação dos processos urgentes foi regularizada, e a distribuição de processos voltou à normalidade. O fluxo das petições incidentais também está restabelecido, com pleno funcionamento da Central do Processo Eletrônico (CPE). As publicações do Diário da Justiça eletrônico (DJe) já voltaram ao volume normal, tendo sido zerado o passivo que a interrupção dos sistemas gerou.

Colaboram com o tribunal, no processo de restauração dos dados, o Comando de Defesa Cibernética do Exército e o Serpro. A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) está em permanente contato com as autoridades da Polícia Federal, num esforço conjunto para alcançar os autores do ataque hacker do dia 3 de novembro.

Vale lembrar que a investigação se estende aos efeitos do ciberataque à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação ao alcance do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados.

Ministro Humberto Martins
Presidente do STJ/CJF