Rondônia

Governo realiza “Dia D” de busca ativa por alunos afastados do ambiente escolar em Rondônia

Seduc realiza busca ativa de estudantes afastados, nesta sexta-feira (16).
Publicado 14/10/2020

O projeto “Vim Te Buscar Para Avançar” realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) tem, nesta sexta-feira (16), o “Dia D” de suas ações na busca dos alunos da Rede Estadual que estão, por algum motivo, afastados das atividades escolares. O contato com os alunos e pais ou responsáveis, por meio dos gestores escolares, técnicos da Seduc e de professores que se voluntariaram, permite que o vínculo deste estudante com a escola seja mantido, além de garantir que o mesmo avance na aprendizagem e conclua o ano letivo.

Irany Oliveira, diretora geral de Educação afirma que as redes de proteção dos municípios de Rondônia, como os Conselhos Tutelares, Defensorias Públicas e Ministério Público, além da Polícia Militar (colégios militares) são parceiros neste projeto. “O ‘Dia D’ dessa busca ativa é uma culminância de tudo que nós fizemos nestas últimas semanas. Neste dia, cada município utilizará a sua criatividade, uns vão fazer carreatas, outros vão publicar o número de alunos que já retornaram, vão intensificar as chamadas nos canais de televisão e rádios, entre outras ações”, comenta.

Segundo a diretora geral da Seduc, os resultados do projeto são positivos, uma vez que os pais têm atendido a esse chamamento e muitos alunos estão retornando, buscando suas atividades e participando do que a escola tem ofertado.

“Cada escola fez o levantamento daqueles alunos que estavam afastados e o projeto tem por objetivo buscar esses estudantes e trazê-los de volta à escola. O colégio sabe qual o aluno que não fez o acesso à plataforma de aula virtual ou que consta que não foi buscar as atividades impressas. Este estudante aparece como um aluno que não mais compareceu à escola. Também pudemos auxiliar na resolução de problemas relatados por algumas famílias e que tem interferido nos estudos daquele aluno”, esclarece Irany Oliveira.

O projeto “Vim Te Buscar Para Avançar” acontece desde o dia 29 de setembro e vai até 20 de outubro. Cada município observa dentro de suas necessidades a forma como vai atuar. Pode ser através de visitas domiciliares na cidade, nas periferias, na zona rural, por meio de telefonema, panfletos, e-mails, chamadas nas rádios e canais de televisão locais, avisos através de carros de som nas ruas ou até mesmo deixar recados nos pontos comerciais em bairros das comunidades escolares.

Educação Rede Estadual Seduc Alunos dia D Projeto Rondônia Vim Te Buscar Para Avançar