Rondônia

PF realiza operação contra facção criminosa na região de fronteira em Guajará-Mirim

A Polícia Federal informou que uma facção paulista teria recrutado integrantes em Guajará-Mirim. São cumpridos três mandados de busca e apreensão.
Publicado 08/10/2020
Atualizado 09/11/2020

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Dessintonizando para desarticular o tráfico internacional de drogas na fronteira entre Brasil e Bolívia. Três mandados de busca e apreensão são cumpridos em Guajará-Mirim (RO).

Segundo a PF, a operação investiga o crime organizado e uma facção criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que teria recrutado integrantes em Guajará-Mirim.

Os investigados são suspeitos de atuarem no tráfico internacional de drogas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Pelo menos 40 pessoas estariam envolvidas diretamente com o grupo na região de fronteira.

Conforme a PF, a ação desta quinta-feira acontece após investigações que iniciaram nas apreensões de remessa ilegal de dinheiro, feitas através de mulas no porto de Guajará-Mirim, onde ocorreram prisões em flagrante no início deste ano.

Durante cumprimento dos mandados foram aprendidos, dinheiro, celulares, pen drives, balanças de precisão e material utilizado para preparo da droga. Tudo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal.

O nome da operação faz referência ao nome do grupo "Sintonia Guajará", investigado pela PF.

 

Operação Dessintonizando Polícia Federal Tráfico Internacional Bolívia brasil Guajará-Mirim DINHEIRO