Rondônia

Mesários vão usar produtos contra o coronavírus doados por empresas

São mais de 8 milhões de máscaras cirúrgicas, 2 milhões de protetores, milhares de frascos de álcool em gel e desinfetante, além de canetas.
Por r7
Publicado 04/10/2020

A pandemia do novo coronavírus impôs o cumprimento de medidas de segurança e protocolos sanitários nas eleições municipais, adiadas para novembro.

Para garantir a saúde de mesários e eleitores no dia do pleito, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu doações de máscaras, equipamentos de proteção, produtos e serviços de empresas e instituições de todo o país.

São mais de 8 milhões de máscaras cirúrgicas, 2 milhões de protetores (face shield), milhares de frascos de álcool em gel e de álcool desinfetante, 500 mil canetas esferográficas, 2 milhões de adesivos para marcação no chão da distância entre as pessoas nas filas e outros materiais necessários para prevenir o contágio pelo novo coronavírus nos locais de votação.

As empresas doadoras também se comprometeram com os serviços de transporte para carregamento da carga, logística e distribuição dos materiais. Os produtos são enviados diretamente para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, com a mobilização "foi possível obter materiais e equipamentos de segurança, bem como administrar as complexas operações de logística da distribuição, sem qualquer gasto público".

Todas as seções eleitorais vão ter álcool em gel para higienização das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Já os mesários vão receber máscaras descartáveis que deverão ser trocadas a cada quatro horas, face shield e álcool em gel para proteção individual. 

Haverá cartazes com os procedimentos a serem adotados por todos. O horário de votação foi ampliado em uma hora, das 7h às 17h, sendo que até às 10h a prioridade de atendimento será dada às pessoas do grupo de risco para a covid-19, em especial os idosos. 

 

Eleições Municipais Protocolos Sanitários Tribunal Superior Coronavírus Álcool Máscaras Tribunais Regionais