Rondônia

Vídeo mostra PM matando rapaz em Chapada; Veja

Na quinta-feira (1º), a PM informou que a Corregedoria já estava acompanhando o caso e que seria instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais.
Publicado 02/10/2020
Atualizado 03/11/2020

O jovem identificado pelas iniciais [J. S. R.], de 23 anos, morto após levar um tiro de um policial militar, na madrugada desta quinta-feira (1º), em Chapada dos Guimarães, não jogou a moto em cima dos policiais, como mostra imagem registrada por câmera de segurança. Os militares alegaram que tinham feito o disparo depois do jovem não obedecer a uma ordem de parada e ir com a moto para cima deles. A morte aconteceu na região central de Chapada.

O vídeo mostra o jovem pilotando a moto, em alta velocidade, e segue reto. O primeiro policial surge correndo, dá um chute na moto e o jovem, que estava prestes a cair, leva um tiro disparado pelo segundo militar.

Os policiais realizavam uma dispersão na Praça Dom Wunibaldo e, logo após pararam na rua lateral da praça para acompanhar a saída das pessoas aglomeradas. Na versão dada pela Polícia Militar, eles teriam identificado uma atitude suspeita do rapaz, que estava em alta velocidade na moto.

Diante disso, afirma que deram ordem de parada e que a vítima não obedeceu. Os militares alegaram que o jovem teria jogado a moto contra eles e, por isso, houve o disparo, o que fica claro nas imagens que não aconteceu.

Após ser atingida, a vítima seguiu cerca de 100 metros com a motocicleta até cair na rua.

Procurada na manhã desta sexta-feira (02), a assessoria da PM ainda não retornou a reportagem.

Na quinta-feira (1º), a PM informou que a Corregedoria já estava acompanhando o caso e que seria instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais. 

Informou ainda que a Corregedoria está à disposição para atender e ouvir os familiares da vítima.