Rondônia

ALERTA: Golpistas se passam por membros do MP e pedem dinheiro

Geralmente o golpista envia uma mensagem de um número estranho, se passando por um integrante do MP.
Publicado 17/09/2020
Atualizado 18/10/2020

O Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público do Estado de Rondônia (GSI/MPRO) alerta para uma onda de tentativas de golpes pelo WhatsApp utilizando contatos falsos, inclusive de integrantes do MPRO (Membros e servidores), a fim de obter dinheiro de familiares ou amigos.

Diante disso, é feito um alerta aos que receberem qualquer pedido de depósito bancário em nome de qualquer integrante do Ministério Público, para que seja feito o registro da ocorrência por meio de uma guarnição militar mais próxima ou pela Delegacia virtual no endereço http://delegaciavirtual.pc.ro.gov.br .

Golpe

Geralmente o golpista envia uma mensagem de um número estranho, se passando por um integrante do Ministério Público ou de outros órgãos, avisando que mudou de número. Assim, pede para salvar o novo contato. 

Algum tempo depois envia outra mensagem pedindo que deposite em determinada conta um valor, pois “está com um bloqueio temporário” (ou qualquer outra desculpa do gênero), garantindo que logo em seguida devolve o dinheiro. 
 
Como se trata de uma pessoa íntima ou conhecida, é comum que pessoas sejam vítimas do golpe - não tendo, portanto, seu dinheiro devolvido.

Ação
 
Ao receber uma mensagem desta natureza, mesmo que for uma prática usual, entre em contato com o familiar e confira a identidade da pessoa. Cheque se realmente se trata daquele contato (por exemplo, ligando diretamente ao indivíduo) é o bastante para determinar a segurança das circunstâncias. Recomenda-se que isso seja feito antes de tomar qualquer atitude de transferência de valores.
 
O GSI elaborou um informativo com orientações para evitar ser vítima desses golpes pelo Whatsapp, que estão ocorrendo em todo o Estado.

Golpe Ministério Público Whatsapp Contatos Falsos Rondônia