Rondônia

Bicho-preguiça tem 30% do corpo queimado por incêndio em Alto Paraíso

Animal foi resgatado por populares e encaminhado ao Batalhão de Polícia Ambiental. Segundo veterinários a preguiça corre risco de não conseguir voltar a natureza.
Por G1 RO
Publicado 09/09/2020

Um bicho-preguiça foi resgatado por populares e encaminhado ao Batalhão de Polícia Ambiental, em uma região de mata atingida pelas queimadas em Alto Paraíso (RO), essa semana. O animal teve 30% do corpo queimado incluindo patas, virilha e focinho, e corre risco de não conseguir voltar à natureza.

Segundo os veterinários voluntários que dão apoio à Polícia Ambiental, o bicho-preguiça é da espécie preguiça-real e precisou passar por cirurgia para reavivar os tecidos para a cicatrização, já que a pele queimada foi comprometida e não pode ser suturada.

Outros procedimentos são necessários para o tratamento do bichinho, porém como o estado de saúde é considerado gravíssimo, as cirurgias foram adiadas para não prolongar o efeito da anestesia. O sexo da preguiça não pôde ser identificado, pois o órgão genital do animal também foi ferido pelas chamas.

Conforme os veterinários, o tratamento vai ser longo e provavelmente a preguiça não poderá retornar à natureza, já que a gravidade dos ferimentos nas patas prejudicará sua locomoção e sobrevivência.

"É um animal que provavelmente não vai conseguir voltar pra natureza porque uma patinha traseira dela foi tostada, então provavelmente essa pata vai ser disfuncional pra ela", explicou a veterinária Taís Paiva Oliveira.

Queimadas em Rondônia

O estado acumulou 1.021 focos de queimadas entre os dias 1º e 7 de setembro de 2020. O valor é 70,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o estado somava 598 pontos de fogo.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por meio do satélite de referência Aqua do Programa Queimadas.

CRIME Alto Paraíso Polícia Ambiental mata Queimadas Bicho-preguiça preguiça