Rondônia

RO e Porto Velho estão entre os primeiros colocados em ranking de transparência no combate à Covid-1

Estado aparece na quarta posição, enquanto Porto Velho ocupa a quinta colocação.
Por G1 RO
Publicado 02/09/2020

O Governo de Rondônia e Porto Velho estão entre os primeiros colocados no ranking de transparência no combate ao novo coronavírus. A lista com as notas dos estados foi divulgada na terça-feira (1º) pela Transparência Internacional.

O estado aparece na quarta colocação com 100 pontos, enquanto Porto Velho ocupa o 5º lugar entre as capitais com 98 pontos, conforme o levantamento.

Cinco estados nas primeiras colocações do ranking de transparência

Cinco estados nas primeiras colocações do ranking de transparência

Estados Pontuação final Resultado Posição
Alagoas 100 Ótimo 1
Ceará 100 Ótimo 1
Espírito Santo 100 Ótimo 1
Rondônia 100 Ótimo 1
Amapá 99 Ótimo 5

De acordo com a Transparência Internacional, o governo federal somou 71 pontos, atingindo um nível de transparência classificado como bom, ficando atrás de de 21 capitais e 21 estados.

Segundo a ONG, o ranking é feito para medir a transparência dos contratos feitos durante a pandemia. O resultado é medido por meio de uma pontuação, que vai de 0 a 100. Quanto mais perto de 100, significa que o município está informando detalhadamente os contratos.

Cinco capitais nas primeiras colocações do ranking de transparência

Capitais Pontuação final Resultado Posição
Goiânia 99 Ótimo 1
João Pessoa 99 Ótimo 1
Macapá 99 Ótimo 1
Vitória 99 Ótimo 1
Porto Velho 98 Ótimo 5

 

Metodologia
A Transparência Internacional analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais.

Os critérios de avaliação do ranking se basearam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19. O manual foi lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Conta da União (TCU). O levantamento foi feito de 24 a 31 de agosto.

Distanciamento Social
Uma das medidas para frear o aumento de infecções na região é o plano de ação "Todos por Rondônia". Nesta semana, por exemplo, o governo divulgou o status dos municípios do estado nas Fases de Distanciamento Social.

No total, 7 cidades estão na fase 1 e as outras 45 na fase 3. A mudança nas fases leva em consideração a taxa de casos ativos da Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos de UTI.

Não há cidades na fase 2 de Distanciamento social seletivo e nem na fase 4 de abertura comercial ampliada com prevenção contínua.

Acesse: https://transparenciainternacional.org.br/ranking/

ranking Transparência estados Porto Velho Rondônia